domingo, 29 de novembro de 2020

Gil Vicente

Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta portugues ,considerado um dos maiores representantes do teatro popular em Portugal. Tera nascido em guimarães em 1465. Viveu no periodo da Idade Media para o  Renascimento.

Participou em torneios poéticos na corte . A primeira obra" Auto da visitação" ou "Monologo do vaqueiro" foi escrita para celebar o nascimento do principe D.João III.

 A obra foi dividida em tres fases: a primeira com conteudo religioso ,a segunda de sátira social e a terceira aborda as atitudes moralizantes de caracter medieval. Algumas obras publicadas : o " Auto da Barca do Inferno " ,o " Auto da visitaçao " a " Farsa de Inês Pereira" ,o "Auto da India " e o "Auto dos reis magos ".

É considerado "o pai do teatro português " pois foi o primeiro a tratar as suas obras assunto de interesse social e apresentá-las como textos literários .

Julga-se ter falecido em 1536 em Évora ,as suas obras foram divulgadas pelos seus filhos Luis Vicente e Paula Vicente .

sábado, 28 de novembro de 2020

Gil Vicente

 Gil Vicente terá nascido em 1465, na cidade de Guimarães.
 O poeta e dramaturgo português representava o entretenimento cultural da corte, apresentando a sua primeira obra "Auto da Visitação" para a corte e família real portuguesa, com a finalidade de celebrar o nascimento do príncipe que iria ser o futuro rei ,D.João II.
 As suas obras não se deixavam impregnar pelas concepções da época renascentista pois criticava impediosamente a sociedade da época , retratava valores populares e mantinha uma observação sátira.
As suas obras foram classificadas em três fases.
 A primeira fase era influênciada pelo espanhol Juan Del Enchina , apresentado peças que possuíam um conteúdo religioso em que a mímica tinha o papel principal.
 A segunda fase apresentava sátiras sociais com uma ampla visão da sociedade da época, também caracterizada por uma linguagem ferina e mais pessoal.
 A terceira fase caracterizava a sua  maior maturidade intelectual com críticas de costume e atitudes moralizantes do carácter medieval.
Gil Vicente morreu em 1536, na cidade de Évora.
 Depois da sua morte um dos seus cinco filhos, Luís Vicente,  publicou todas as obras do seu pai como o "Auto da Visitação", "Auto dos Reis Magos" ,  "Auto da Índia" , "Auto da barca do Inferno" e "Farsa de Inês Pereira".
Estas e mais obras fez com que muitos o considerassem o maior representante da época renascentista atrás de Luís Vaz de Camões.
Gil Vicente , um dos pioneiros do teatro português, é considerado "O pai do teatro português" devido à forma divertida e inteligente que retratava os assuntos sociais conseguindo educar os espectadores através do teatro.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português, também foi chamado como "o pai do teatro", por ter sido o pioneiro do teatro português e por ter dado seriedade ao teatro.

Gil Vicente nasceu em 1465, em Guimarães, o poeta viveu no período histórico do Renascimento, em alguns documentos da época, dizem ter existido outro Gil Vicente, o ourives e o mestre da balança.

O seu papel na corte era entreter os serões oferecidos ao rei, mas também era o responsável pela organização dos eventos da realeza.

A primeira obra do dramaturgo foi a peça "Auto da Visitação", as características das suas obras são o teatro primitivo e popular, impregnava pelas condições humanísticas e valorizava os populares e cristãos da vida medieval.

As suas obras eram do tipo comédias, farsas e obras de devoção. Das suas obras publicadas 5 são :

-"Auto dos Reis Magos" (1503)

-"Auto da Índia" (1509)

-"Auto da Barca do Inferno" (1519)

-"Auto da Barca da Glória" (1519)

-"Farsa de Inês Pereira" (1523)

O poeta e dramaturgo português acaba por falecer em 1536, em Évora. 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Gil Vicente biografia

 Gil Vicente, nasceu em Guimarães no ano 1465, foi um poeta e dramaturgo português e também o maior representante do literatura renascentista antes de Camões.

Começou a sua carreira com a obra '' Auto da Visitação '' que foi feita em homenagem do nascimento do príncipe D.João, que seria o futuro D.João III

Embora ele tenha vivido em pleno renascimento, ele não se deixou levar pelas concepções humanistas. O seu teatro era caracterizado por ser primitivo e popular. 

Ele escreveu também mais de 40 peças, algumas em espanhol e a maioria em português. 

Ele começou a destacar-se nos serões oferecidos ao rei. 

As suas obras caracterizavam se por ser primitivas e populares embora tenha surgido no ambiente da corte.

Algumas das suas obras:

-Farsa dos Físicos 

-Auto das Fadas

-Farsa dos Almocreves

-O Clérigo da Beira

-Auto da Visitação

Ele é considerado '' o pai do teatro português '' porque foi responsável por divulgar o teatro como modalidade literária.

Rúben Gonçalves n°18 9°C

Biografia de Gil Vicente

  Gil Vicente nasceu em Guimarães, no ano de 1465, foi um dramaturgo e poeta português, o representante maior da literatura renascentista de Portugal antes de Camões.

  A sua primeira obra "Auto da Visitação", em homenagem ao nascimento do príncipe D. João, futuro D. João III.

  Embora ele tenha vivido em pleno Renascimento, ele não se deixou levar pelas concepções humanísticas. Seu teatro se caracteriza por ser primitivo e popular, embora tenha surgido no ambiente da corte.

  Gil Vicente escreveu mais de quarenta peças, algumas em espanhol e muitas em português, onde criticou de forma impediosa toda a sociedade de seu tempo.

  Sua galeria é rica e vários tipos foram ridicularizados:

."Farsa dos Físicos"

. "Auto das Fadas"

. "Farsa dos Almocreves"

. "O Clérigo da Beira"

  Ele servia de entretenimento nos serões oferecidos ao rei.

  As suas obras passaram por três fases:

  A sua primeira fase foi com influência espanhola, apresentavam conteúdo religioso e a mímica era importante.

  Na segunda fase eram sobre a sátira social e a visão da sociedade na época, possuiam linguagem feruna e com carácter mais pessoal. 

  Na terceira fase mostravam atitudes moralizantes e de carácter medieval.

  Algumas das suas obras são:

. "Auto de São Martinho"

. "Auto da Lusitânia" 

."Auto da Índia"

. "O Velho da Horta" 

. "Auto da Barca do Inferno"

  É conhecido como " O pai do teatro português" pois as suas obras são completas e são assuntos de carácter social e são consideradas obras literárias.

  Morreu em Évora, no ano de 1536


Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português, terá nascido no ano de 1465, em Guimarães.Viveu na época do Renascimento e as suas obras de caráter primitivo retratavam os valores populares e cristãos, criticando de forma impiedosa toda a sociedade do seu tempo.                                                            Escreveu autos de moralidade, cavaleirescos,  pastoris,farsas e alegorias de temas profundos, alguns em espanhol.Desempenhou na corte diversas funções, foi animador de serões e participou em torneios poéticos.                                                           A sua primeira peça encenada foi o “Auto da Visitação”, também commumente conhecida como “Monólogo do Vaqueiro”, em homenagem ao nascimento do príncipe D.João, que viria a ser o rei de Portugal.                                                                 As suas obras passaram por 3 fases distintas, na primeira fase abordou um conteúdo mais religiosa, na segunda fase recorre à sátira social e na terceira e última fase passa a escrever atitudes moralizantes de caráter medieval, foi nessa mesma fase que mais se destacou.                                                                       As suas obras de maior destaque são: “Auto da Barca do Inferno”, “Auto da Índia” e “Farsa de Inês Pereira”.                                                                           Gil Vicente é considerado o “pai do teatro português”, uma vez que só conhecemos o teatro como ele é hoje graças à sua criatividade.                   Pensa-se que terá falecido no ano se 1536, em Évora. Após a sua morte, os filhos Luís Vicente e Paula Vicente foram os responsáveis pela divulgação das suas obras.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Biografia de Gil Vicente

Gil vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães, Portugal.

Foi um dramaturgo e poeta português, representante maior da literatura renascentista de Portugal antes de Camões criador de vários autos e é considerado o fundador do teatro em Portugal.

O nome de Gil Vicente apareceu pela primeira vez, em 1502, quando encenou a peça “Auto da Visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro”. Gil Vicente publicou também outras obras como “Quem tem Farelos”, “Auto da Índia”, “Farsa de Inês Pereira”, “Auto da Beira”, etc.

O poeta escrevia obras religiosas, obras de devoção, farsas, comédias e tragicomédias.

Gil Vicente, foi considerado por muitos estudiosos, o pioneiro no teatro de Portugal, chamando-o assim de “Pai do teatro português”.

Julga-se que houvesse três Gil Vicente. Havia referência a um Gil Vicente na corte que participava em torneios poéticos, em em documentos apareceu outro Gil Vicente, o ouvires, a quem foi atribuída a Custódia de Belém, e ainda há mais um Gil Vicente que foi “mestre da balança” da Casa da Moeda.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães ele era um Dramaturgo e poeta português foi também o maior representante da literatura renascentista e fundador de um teatro em Portugal.

O papel de Gil Vicente na corte era participar de torneios poética, ele viveu durante o renascimento sua profissão era Dramaturgo e poeta.

A sua primeira obra foi o Auto da visitação ou Monólogo do Vaqueiro em homenagem ao nascimento do príncipe D.João.

As características de suas obras era concepções humanistas, retratou através da vida medieva, seu teatro se caracteriza por ser primitivo e popular valores cristãos.

 Nas obras que escreveu dividiram-se em três fases.A primeira fase com influência espanhola apresentam peças que possuem conteúdo religioso, a segunda a sátira apresenta ampla visão da sociedade da época e a terceira atingi sua maturidade intelectual, aparece seu lado crítico.

Quando Gil Vicente veio a falecer em 1536 em Évora, seu filho Luís Vicente ficou responsável pela divulgação de suas obras 

As obras mais conhecidas são : Auto da barca do inferno, Farsa de Inês Pereira, Auto da Feita e O Clórico da Beira.

Gil Vicente foi considerado “ o pai do teatro português”porque foi um impulsionar das suas obras literárias.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente

Gil Vicente terá nascido, em Guimarães, em1465. Foi um dramaturgo, Trovador e poeta português.

Sua primeira obra foi a peça "Auto da Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro", para celebrar o nascimento de D. João III. 

Gil Vicente retratou nas suas obras valores populares e cristãos da vida medieval e também criticava toda a sociedade do seu tempo. 

As suas obras são divididas em três fases:

A primeira tem influência espanhola, com conteúdo religioso. 

A segunda fase é caracterizada pela sátira social e apresenta um carácter mais pessoal. 

Na terceira fase atingiu maturidadede intelectual e apareceram ao lado crítica ao costume. 

São exemplos de obras de cada fase "Auto Pastoral Castenhano", "Quem tem Farelos" e "Farsa de Inês Pereira", respetivamente. 

Gil Vicente e considerado "o pai do teatro português", pois foi o pioreirona divulgação do teatro como obra literária. 

Terá falecido na cidade de Évora, em 1536.

O seu filho, Luís Vicente, foi o responsável pela divulgação de suas obras, após a sua morte. 

Daniela Martins

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português. Diz-se que terá nascido no ano de 1465.

Viveu durante o Renascimento (século XVI).   Diz-se que há referência a um Gil Vicente na Corte, participando em torneios poéticos e animando os serões.

A sua primeira obra foi o Auto da Visitação ou também conhecido como o Monólogo do Vaqueiro, para celebrar o nascimento do príncipe D. João, filho de D. Manuel I e Dona Maria de Castela.

Retratava, através das suas peças, valores populares e cristãos. O seu teatro era caracterizado por ser rudimentar e popular.

As obras que escreveu dividiram-se em três fases. A primeira fase foca-se em obras de carácter religioso, a segunda aborda sátiras sociais e apresenta ampla visão da sociedade da época, e a terceira fase critica custumes, moralidade e vícios.

De entre todas as suas obras as mais conhecidas são: Auto da Barca do Inferno, Farsa de Inês Pereira, Auto Pastoril Português, Auto da Feira e O Clérigo da Beira.

Gil Vicente é considerado "o pai do teatro português" porque as suas obras tinham um espírito crítico e foi um impulsionador elevando o teatro a obra literária.

O responsável pela divulgação de suas obras foi o seu filho, Luís Vicente, após a sua morte em 1936.

Biografia de Gil Vicente

 

Gil Vicente, nascido em Guimarães no ano de 1465, foi um dramaturgo e poeta português, o maior representante da literatura renascentista antes de Camões, era também conhecido como "o pai do teatro português", pois foi um dos primeiros portugueses a apresentar obras teatrais e a conseguir animar a plateia com as mesmas.

Viveu na época do Renascimento e tinha como papel na corte organizar eventos e entreter o rei em serões, com suas obras.

Em 1502, Gil Vicente apresentou a sua primeira peça, "Auto da Visitação". As suas obras estão divididas em fases, a primeira tinha influência espanhola, a segunda apresentava uma ampla visão da sociedade da sua época e na terceira atingiu a sua maturidade intelectual.

As suas obras são caracterizadas com valores populares e cristãos da vida medieval, são ricas pela universalidade de temas e pelo lirismo poético. As quais foram reorganizadas e divulgadas, após a sua morte, pelo seu filho Luís Vicente. Entre elas, "Farsa de Inês Pereira", "Auto da Beira", "O clérigo da Beira", "Auto da Lusitânia" e "Comédia do viúvo".

Por falta de documentos não se sabe exatamente a data do seu falecimento, mas acredita-se que foi em 1536.

Vida e obra de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães, Portugal no ano de 1465. Foi um dramaturgo e poeta da época renascentista. 

Em 1502, lançou a sua primeira obra "Auto da Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro" em homenagem ao nascimento do príncipe D. João, futuro D. João III. 

Os seus textos seguiam os padrões do teatro popular e primitivo. A sua obra foi estruturada em três fases distintas: A primeira fase de carácter religioso, a segunda fase apresenta a sátira social e a terceira fase que apresentou críticas, atitudes moralizantes e de carácter medieval. 

Algumas das suas obras são:

"Auto de São Martinho";

" O velho da horta ";

" Farsa de Inês Pereira ";

" Farsa do tempo de Apolo ";

" Floresta de enganos ";

O poeta português tinha o papel na corte de entreter o rei e todos que faziam parte dela. 

Foi após a sua morte, em 1536, que o seu filho, Luís Vicente, organizoua sua obra e a publicou. 

Chamavam lhe o " pai do teatro português " pois as suas obras eram completas e muito bem estruturadas como nunca tinha visto antes, e também porque caracterizou-o como uma obra literária. 


Biografia de Gil Vicente

 Gil vicente nasceu em 1465 na cidade de Guimarães e faleceu em 1536 em Évora.

Foi um dramaturgo e poeta português e o maior representante da literatura renascentista antes de Camões.

Depois da sua morte, os seus textos foram divulgados pelos seus filhos e o seu primeiro texto a ser considerado uma obra foi "Auto da visitação " ou " Monólogo do Vaqueiro".

As suas obras retratavam os valores populares e  cristãos da vida medieval , criticavam muito a sociedade e eram agressivas.

Foi dramaturgo na corte portuguesa onde iniciou a sua carreira que se estendeu por mais de 30 anos. 

As suas obras passaram por três fases:

A sua primeira fase foi com influência espanhola , apresentavam muito conteúdo religioso e a mímica era um papel importante.

Na segunda fase eram sobre a sátira social e a visão da sociedade  na época  ,possuíam linguagem ferina e  com caráter  mais pessoal.

Na terceira fase eram muito críticas e mostravam atitudes moralizantes e de caráter medieval.

Algumas das suas obras são:

•"Auto da Índia "

•"O velho da horta"

•"Auto da beira"

•"Quem tem farelos?"

•"Auto da Barca do inferno"

É  conhecido como  "O pai do teatro português" pois as suas obras são completas e tratam de assuntos de caráter social  e são consideradas obras literárias.


A biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu no ano 1465, em Guimarães.

Foi um dramaturgo e poeta português, e o maior representante da literatura do renascimento em Portugal, no séc. XVI, antes de Camões.

Trabalhou na parte cultural da corte do rei D. Manuel I e D.João III, sendo trovador e apresentando algumas encenações das suas obras.

A sua primeira obra foi “Auto da visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro”.

Retratou os valores populares e cristãos da vida medieval. Fazia um tipo de escrita primitivo e popular, com um estilo satírico e agressivo, mas balanceado pelo pensamento cristão.

As obras publicadas do dramaturgo  foram divididas em 3 fases. A primeira sendo uma de carácter religioso, a segunda com objetivo de criticar satiricamente a sociedade, a terceira sendo uma crítica das atitudes medievais e quando atinge a maturidade intelectual.

Algumas das suas obras são: “Farsa dos físicos”, “Auto das fadas”, “Farsa dos almocreves”, “O clérigo da beira” e “Auto dos Reis magos”.

As suas obras foram divulgadas, depois da sua morte em 1536, pelo seu filho Luís Vicente, que não só as divulgou mas também as organizou por fases.

Assim sendo, a Gil Vicente foi atribuído o estatuto de pioneiro no teatro português, pois estruturou-o e caracterizou-o como obra literária.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães, no ano de 1465,mas por falta de documentos, são cercado de dúvidas o local e mesmo o ano de seu nascimento.

Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português. Foi o representante máximo da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões.

Em 1502, encenou a sua primeira obra, que titulou de "Auto da Visitação", ou também "Monólogo do Vaqueiro".

Representava através das peças, os valores populares e cristãos da vida medieval. Seu teatro caractrizava-se por premitivo e popular, apesar de ser criada para entreter o rei.

Na corte, o seu papel era representar a parte cultural, onde entretia a corte e o rei.

As suas obras foram caracterizadas por três fases. Numa primeira fase, as suas obras eram de conteúdo religioso, e apresentadas através da mímica. A segunda fase aborda uma sátira social. Na última fase atinge a maturidade intelectual e aparecem ao lado da crítica e de atitudes de moralidade.

Algumas das suas obras eram "A floresta dos enganos", "Comédia do viúvo", "Auto da Lusitânia", "Farsa de Inês Pereira" e "Clérigo da Beira".

Luís Vicente um de seus filhos foi o responsável por organizar e publicar as obras de Gil Vicente.

Foi nomeado de "pai do teatro português" pois foi o pioneiro da divulgação do teatro como obra literária.

Gil Vicente morreu em Évora, no ano de 1536.




Biografia de Gil Vicente

  Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães. Foi um dramaturgo e poeta português, o maior representante da literatura de Portugal antes de Camões e é considerado o fundador do teatro em Portugal.

 Este dramaturgo viveu na época do Renascimento, no século XXI e o seu papel na corte era representar a parte cultural e servia também para entreter o rei com as duas obras.

 As suas obras caracterizam se por serem primitivas e populares. A obra dele passa por três fases distintas: na primeira fase há uma influência espanhola e apresenta peças com conteúdo religioso, a segunda fase aborda uma sátira social e na terceira fase as obras aparecem ao lado da crítica de costume e há atitudes de carácter medieval. A sua primeira obra foi "Auto da Visitação" e alguns outros exemplos de obras suas são: "Farsa de Inês Pereira"; "Auto da Beira"; "O Clérigo da Beira"; "A Floresta dos Enganos" e o "Auto da Lusitânia". Gil Vicente foi considerado o "pai do teatro português" porque foi um dos primeiros dramaturgos e foi também o pioneiro da divulgação do teatro português.

 Após a sua morte, no ano de 1536, o seu filho Luís Vicente, ficou responsável pela divulgação da sua obra em geral, dando-lhe uma estrutura própria e dividindo em três fatores.

 Existem várias curiosidades sobre este poeta, uma delas é que algumas pessoas dizem que existiam mais de duas pessoas com o mesmo nome de Gil Vicente e julga-se  que são as mesmas pessoas, mas ainda não se sabe a verdade!

Sofia 9°B n°22

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães. Viveu na época renascentista, do século XVI.

 Foi um marcante dramaturgo e poeta português, também o maior representante da literatura de Portugal e é considerado um dos maiores representantes do teatro português.

 A sua primeira obra “Auto da Visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro” foi divulgada em 1502. Como características das suas obras , retrata os valores populares e cristãos da vida medieval. O seu teatro caracteriza-se por ser primitivo e popular, embora tenha surgido no ambiente da corte.

 As obras escritas pelo dramaturgo dividiram-se em 3 fases distintas: numa primeira fase dedicou-se ao conteúdo religioso, na segunda fase aborda a sátira social e na terceira fase expõe a sociedade medieval através de crítica. Algumas das suas obras são: “Auto da Beira”, “Auto da Lusitânia”, “Comédia do Viúvo”, “A Floresta dos Enganos” e “Farsa de Inês Pereira”. O responsável pela divulgação e organização da obra foi o filho, Luís Vicente.

 É atribuído a Gil Vicente o estatuto de pioneiro no teatro português, pois foi quem o estruturou e o caracterizou como obra literária.

 Faleceu em Évora , no ano de 1536.

Biografia de Gil Vicente


Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta, que por muitos chamado de pioneiro no teatro de Portugal, porque foi ele que implementou o teatro como uma atividade artística.

Gil Vicente nasceu em Guimarães de 1465 e faleceu em Évora de 1536, em pleno período de renascimento.

Naquela época, ele trabalhava na corte com a função de entreter o rei.

O seu nome apareceu pela primeira vez em 1502 com a obra "Auto da Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro".

Obras como "Farsa de Inês Pereira", "Auto da Barca da Glória", "O Clérigo da Beira" e muitas outras eram também obras de devogação, farsas, críticas, satírica, comédia ou até mesmo tragicomédia, mas também tinham características primitivas que retratavam valores populares e cristãos.

Existem muitas curiosidades como por exemplo, ele encenou a peça "Auto da Visitação" em homenagem ao nascimento do príncipe, D. João, o futuro D. João |||. Outra das curiosidades é que alguns autores defendem que existiria mais duas pessoas com o nome de Gil Vicente é que se julga serem a mesma pessoa mas sem provas concretas. 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em 1465, na cidade de Guimarães.

Foi um dramaturgo e poeta português, que viveu no período de passagem da Idade Média ao Renascimento.

A sua primeira obra foi "Auto da Visitação", também conhecida com "Monólogo do Vaqueiro".

O seu teatro é caracterizado como sendo primitivo e popular e, através das suas obras, este retratava os valores populares e cristãos da vida medieval.

Na corte, Gil Vicente entretinha os serões oferecidos ao rei, tornando-se, o responsável pela organização dos eventos da realeza.

Escreveu diversos tipos de obras, entre os quais, sobressaem as sátiras, os autos, as farsas, as comédias e o trovadorismo.

Algumas das suas obras são: "Auto Pastoril Castelhano", "Auto dos Reis Magos", "Auto da Índia", "Auto da Barca do Inferno" e "Farsa de Inês Pereira".

É chamado " o pai do teatro português" pois, foi o responsável pela implementação do teatro como atividade artística, em Portugal. 

Gil Vicente, faleceu no ano de 1536, em Évora.

Para além de ser dramaturgo, pensa-se que, também exerceu o cargo de ourives. Isto, deve-se ao facto de, as suas obras possuírem termos característicos de ouriversaria, que só uma pessoa que dominasse a área conheceria. Julga-se que, também foi um "Mestre da Balança".


Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães,no ano de 1465.Foi um dramaturgo e poeta português.      O dramaturgo dedicava-se a  escrever sátiras, autos,farsas e comédias. Algumas das suas obras são "Farsa dos Físicos ", "Auto das Fadas" e "Auto da Barca do Inferno".   Julga-se que terá falecido em Évora no ano de 1536.  Na sua época existem outras pessoas com o mesmo nome ,havia referência de um Gil Vicente na corte e outro Gil Vicente ourives.            Não se sabe se são a mesma pessoa no entanto na obra de Gil Vicente há muitas referências nas suas obras e julga-se que  são a mesma pessoa. 

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães, no ano de 1465.

Foi dramaturgo e poeta, tinha como função na corte entreter o rei com peças de teatro.

Para além de poeta escrevia sátiras, farsas, comédias e autos, algumas dessas obras são "Auto da Lusitânia", "Farsa da Inês Pereira", "O velho da horta", "Comédia da viúva".

Morreu em 1536,  pensa-se que em Évora.

Nessa mesma época havia conhecimento de mais duas pessoas para além do dramaturgo com o mesmo nome, um deles era ourives e o outro foi "mestre da balança" na Casa da Moeda, julga-se  que eram todos uma só pessoa.

A sua primeira obra foi "Auto da visitação" também conhecida como "Monólogo do vaqueiro" que foi feita em homenagem ao nascimento do príncipe D.João, futuro D.João |||.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em 1465 em Guimarães. Foi um poeta e dramaturgo português e é considerado o maior representante da literatura renascentista e o pioneiro no teatro de Portugal. Gil Vicente começou a sua carreira na corte onde servia de entretenimento nos serões oferecidos ao rei.

Gil Vicente apareceu, pela primeira vez, em 1502 quando encenou a peça "Auto da Visitação" também conhecida por "Monólogo do Vaqueiro".Ele escreveu várias obras de devoção, farsas, autos, comédias e poemas ao estilo das cantigas dos Trovadores. Gil Vicente retratava os valores populares e  cristãos da vida medieval, criticava toda a sociedade do seu tempo e, usava um estilo de teatro primitivo e popular. Gil Vicente fez várias obras como a "Auto da Barca do Inferno", a "Farsa dos Físicos", a "Farsa de Inês Pereira", a "Exortação da Guerra", a "Floresta dos Enganos" entre muitas outras.

Gil Vicente faleceu no ano de 1536 na cidade de Évora.

Na época surgiu registos de que Gil Vicente teria outras profissões como o "mestre da balança" na Casa da Moeda.

Foi Gil Vicente que deu início ao teatro em Portugal.

As obras de Gil Vicente ficaram conhecidas porque o seu filho as publicou.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães, 1465 na passagem da idade média para o renascimento.

Foi dramaturgo e poeta português . A sua primeira obra foi "Auto da Visitação "em (1502). Escreveu obras de devoção , farsas  e comédias . As obras tinham como  características , valores populares e cristãos da vida medieval , autos de moralidade e cavalheirismo . As suas obras foram divulgadas na homenagem ao nascimento do príncipe D.João (futuro D.João II) pois Gil Vicente servia de entretenimento ao rei .

Com o aprofundamento dos estudos em relação à Gil Vicente pensa-se que existiu um outro Gil Vicente que seria ourives, no entanto não e sabe se é a mesma pessoa ou pessoas distintas, nos tempos de hoje diz-se que eram a mesma pessoa devido à numas das suas obras usava-se técnicas relacionadas a uma ourivesaria, como na época de Gil Vicente não havia registos não se pode comprovar. 

Gil Vicente faleceu em Évora em 1536

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães no ano de 1465, viveu durante a passagem da Idade Média para o Renascimento e faleceu em Évora no ano de 1536.

Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português, foi criador de vários autos e foi o maior representante da literatura renascentista em Portugal antes de Camões. Para além de poeta e dramaturgo, existem registos do passado que dizem que Gil Vicente poderá também ter sido ourives e o "Mestre da Balança" da Casa da Moeda.

Na corte, Gil Vicente era responsável pela organização dos eventos da realeza, foi também no ambiente da corte que surgiu o seu teatro com a finalidade de servir de entretenimento nos serões oferecidos ao rei.

Naquela época, Gil Vicente escreveu várias obras de vários tipos: autos, sátiras sociais, poemas ao estilo de cantigas e críticas. Gil Vicente apareceu a primeira vez em 1502 com a obra "Auto da Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro".
Para além da primeira obra Gil Vicente escreveu várias obras como o "Auto Pastoral Castelhano", o "Auto de São Martinho", o "Auto dos Reis Magos", o "Auto da Índia" e a "Farsa de Inês Pereira".

Naquela época, Gil Vicente era chamado "o pai do teatro português" pois é considerado por muitos estudiosos o pioneiro no teatro de Portugal.

Ricardo Oliveira
n°17 9°A

Biografia de Gil Vicente

Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães, Portugal e viveu na passagem da idade média para o renascimento. 

Foi um dramaturgo e poeta português e o maior representante da literatura renascentista em Portugal. Foi criador de vários autos e é considerado o fundador do teatro em Portugal. A sua primeira obra foi o "Auto de Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro". Ele retratou através das suas obras os valores populares e cristãos da vida medieval. Ele criticou toda a sociedade do seu tempo. As suas obras foram escritas em português e em espanhol. As suas obras são ricas devido a universalidade dos temas. O seu papel na corte era ser o seu entretenimento. 

Ele escreveu vários tipos de obras tais como: obras religiosas, obras sátiras, obras críticas, obras moralizantes, obras de comédia, etc. O responsável pela divulgação das suas obras foi ele mesmo. Alguns exemplos das suas obras são: "Farsa de Inês Pereira", "Auto da Beira", "O Clérigo da Beira", "Comédia do Viúvo", "A Floresta dos Enganos", etc. Ele foi considerado "o pai do teatro português" devido às suas obras e a sua representação pelo teatro. Ele morreu no ano de 1536, em Évora, Portugal. 

Julga-se que Gil Vicente foi também um ourives e um "mestre da balança" da Casa de Moedas devido a registos com o mesmo o nome na altura em que ele viveu. Mas pensa-se que ele terá mesmo sido um ourives pois nas suas obras existiam informações que só uma pessoa que trabalhasse nessa área iria conhecer. 

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente, nasceu em Guimarães a 1465. Viveu na passagem da idade média para o Renascimento, e foi um grande dramaturgo e poeta português. 

Em 1502 foi lançada a sua primeira obra "Auto da Visitação" em homenagem ao nascimento do príncipe D.João. Algumas das suas obras principais foram, "Farsa de Inês Pereira", "O velho da horta", "Comédia do viúvo", "Auto da Beira".

Gil Vicente faleceu em Évora a 1536.

Alguma das suas curiosidades, foi que no início do século XVI, ouve uma referência de um Gil Vicente na corte que participou nos torneios poéticos. Nessa mesma época, ouve outro registro de um outro Gil Vicente que era o ourives. Algumas pessoas pensam que podem ser a mesma pessoa, devido à abundância de termos de ourivesaria nos seus atos.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Guimarães no ano 1465, viveu em Pleno Renascimento. Na corte ele servia como entretenimentos nos serões oferecidos ao rei.

Gil Vicente foi um dramaturgo português, criador de vários autos.

A sua primeira obra foi "Auto da Visitação" ou " Monólogo do Vaqueiro", como muitas outras, "Auto Pastoral Castelhano", "Auto de São Martinho", "Auto dos Reis Magos", "Auto da Índia".

Algumas das suas obras eram em Espanhol e muitas outras em Português,  onde criticava de forma impiedosa toda a sociedade do seu tempo, como também retratou através de suas peças os valores populares e cristãos da vida Medieval.

Gil Vicente morreu em Évora no ano 1536.

Gil Vicente foi considerado por muitos estudiosos, o pioneiro, no teatro de Portugal, sendo chamado "o pai do teatro português "


Joana Vaz 9°A 

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente, foi um dramaturgo e poeta português e pensa-se ter nascido em Guimarães entre os anos de 1465 e 1466 e morrido em 1536 na cidade de Évora. Gil Vicente, também ficou conhecido como "o pai do teatro português" pois foi com ele que o teatro foi começado a ser considerado como uma qualidade artística. 

A sua primeira obra foi publicada em 1502, é uma obra castelhana com o nome de "Auto da Visitação  " ou "Monólogo do Vaqueiro" e foi escrito em homenagem ao nascimento do futuro rei D. João III.

Gil Vicente escreveu vários tipos de obras como: sátiras, críticas e tovadorismo. Ele classificou as suas obras em obras de devoção, farsas e comédias, o seu filho acrescentou ainda uma outra classificação as tragicomédias. O seu teatro caracteriza-se por ser primitivo é popular embora trabalhasse para a corte e a sua obra é rica pela universalidade dos temas e do lirismo poético que soube colocar na sua arte. Algumas obras de sua autoria são: o Auto da barca do inferno, Auto das fadas, Farsa dos almocreves, o Clérigo da beira e o Auto de são martinho.

Ele foi dramaturgo e poeta mas pensa-se que Gil Vicente teria outras profissões como ourives e mestre da balança. Gil Vicente também trabalhava na corte com as funções de responsável pela organização de eventos da realeza e de entreter nos serões oferecidos pelo rei. 

Ele foi casado 2 vezes e teve 5 filhos. As suas obras foram publicadas por um dos seus filhos. 

Biografia de Gil Vicente

Gil Vicente, nasceu em Guimarães, no ano 1465 e faleceu a 1536.
Foi um dramaturgo e poeta português, criador de vários autos, é considerado um dos maiores representantes do teatro português. 
O nome de Gil Vicente apareceu pela primeira vez, em 1502, quando encenou a sua primeira peça "Auto da Visitação".
Embora ele tenha vivido na época do Renascimento, Gil Vicente não se entimidou e nas suas peças retratava os Valores populares e Críticava impiedosamente toda a sociedade do seu tempo. 
Seu teatro é caracterizado como primitivo e popular, embora tenha surgido no ambiente da corte como entretenimento nos serões oferecidos ao rei. 

As obras de Gil Vicente podem ser classificadas em três fases:

• Peças que possuem um conteúdo religioso
• Ampla visão da sociedade da época
• Atitudes moralizantes de carácter medieval

Gil Vicente tem mais de quarenta peças mas cinco se destacam:

• Auto Pastoril Castelhano 
• Auto da India
• Auto da Barca do Inferno
• Auto da Barca da Glória 
• Farsa de Inês Pereira

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu em Portugal, Guimarães, a 1465.

Foi um dramaturgo e poeta português, criador de vários autos, representante maior da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões, e pioneiro de teatro. 

Participou nos torneios poéticos por referencia à corte, onde podia aperfeiçoar o ser dramaturgo e organizava os eventos da realeza. 

Obras:

A sua primeira obra foi "Auto da visitação" ou também chamada de "Mologo do Naqueiro". Algumas das obras são:

Auto Pastoril Castelhano; Auto dos Reis Magos; Auto da Índia; Auto da Sibila Cassandra; Auto da Barca do Inferno; Auto da Barca do Purgatório; Auto da Barca da Glória; Farsa de Inês Pereira; Auti de São Martinho; O Velho da Horta; Exortação da Guerra; Auto da Beira; Auto da Lusitânia; Comédia do Viúvo; Trilogia das Barcas; A Floresta dos Enganos; Quem tem Farelos?

As suas obras tinham como características a impregnação pelas conceções humanística, a retratação através das suas peças, os valores populares e cristãos da vida medieval. Haviam também obras de devolução, farsas e comedias.

Gil Vicente faleceu a 1536 em Évora, Portugal. 

Curiosidade:

Era chamado de "o pai do teatro português" pois era considerado por muitos estudiosos, o pioneiro no teatro de Portugal. 

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nascido em Guimarães no ano de 1465, foi um poeta de dramaturgo português.

Gil Vicente teve quatro filhos, Gaspar, Belchior, Luís e a Paula. Casou pela 1 vez com Branca Bezerra, casou mais tarde com Melícia Rodrigues e pela 3 vez com Isabel de Castro.

Começou a escrever em 1502 com a obra "Auto de visitação" , ele escreveu mais de 40 peças,  algumas em espanhol e muitas em português, onde criticou de forma impiedosa de toda a sociedade do seu tempo.

Teve como principais obras "Auto de visitação", sendo importante por ser a sua primeira, "A farsa de Inês Pereira", "Auto da barca do inferno" e também a "A floresta dos enganos" que foi a sua última obra, que foi em 1536, Gil Vicente faleceu em 1536 em Évora.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Biografia de Gil Vicente

Gil Vicente nasceu em Guimarães, no ano de 1465 foi um dramaturgo ,poeta português, criador de vários atos e considerado um dos maiores representantes do teatro chamando-lhe "o pai do teatro português ",foi o representante maior da literatura renascentista de Portugal e autor. Gil Vicente teve um papel na corte foi entertimento nos serões,participou nos torneios poéticos e foi responsável pela organização dos inventos da realeza, viveu um período histórico que foi o renascimento. Gil Vicente teve como profissões atribuídas, dramaturgo,poeta português, representante da maior literatura renascentista de Portugal, ourives, mestre da balança e autor .
As suas primeiras obras foi o Auto da visitação, em 1502,Monólogo do Vaqueiro,as suas cinco primeiras obras publicadas por Gil Vicente foi o Auto dos Reis Magos, Auto da Visitação,Auto Pastoral Castelhano, O Velho da Horta e Auto da Beira,as características das suas obras era impregnar pelas concepções humanísticas,retratou através de suas peças os tipos de obras que escreveu era o auto,sátiro social, critrica,poemas em estilo de cantigas.
Gil Vicente faleceu em 1536 em Évora.
Algumas curiosidades sobre Gil Vicente é  que lhe chamavam-lhe o pai do teatro português porque, Gil Vicente é considerado por muitos estudiosos o pioneiro no teatro em Portugal.

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente, dramaturgo e poeta português, nasceu em Guimarães, no ano de 1465 e faleceu no ano de 1536 em Évora tendo vivido na passagem da idade média para o renascimento. 

As suas obras tinham características únicas: retratavam os valores populares e cristãos da vida medieval e o seu teatro caracterizava-se por ser primitivo e popular. Gil Vicente disse que as suas obras eram de devoção, farsas, e comédias e o seu filho acrescentou a tragicomédia, mas os estudiosos classificaram-nas como autos de moralidade, cavaleirescos, pastoris, farsas e alegorias de temas profundos.

Exemplos de obras de Gil Vicente: "A farsa de Inês Pereira"; "Auto da Beira"; "o clérigo a beira"; "Auto da Lusitânia" e "Comédia do viúvo".A sua primeira obra foi "Auto da visitação" que se viria a chamar de "Monólogo do vaqueiro".

Curiosidades sobre a vida de Gil Vicente :chamam-no de "o pai do tatro português " pois é o "fundador " do teatro português e é considerado por muitos o pioneiro no teatro em Portugal .

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português. E também conhecido como o fundador e representante do teatro popular em Portugal.

Viveu na época de translação da Idade Média  para o Renascimento (início do séc.XVI)

Não existem certezas mas diz- se que nasceu em Guimarães em 1465 e faleceu em Évora em 1536.

A sua primeira obra foi o “Auto da Visitação” que também é conhecida como “Monólogo do Vaqueiro”

Geralmente as suas obras eram de devoção, farsas e comédias. Eram caracterizadas como primitivas e populares e retratavam os valores populares e Cristãos da vida medieval, por vezes criticando a sociedade.

“Auto de São Martinho”; “O Clérigo da Beira”; “Comédia do viúvo”; “A floresta dos enganos” e “Auto da Beira”.

Gil Vicente também foi chamado de “o pai do teatro português” pois além de como dizem ter sido “pioneiro do teatro português” as suas obras marcaram a  história da passagem da Idade Média para o Renascimento. 

Também foi trovador e foi na corte que desenvolveu o seu papel de dramaturgo. Com o seu sucesso em entreter o rei e o resto da corte tornou se o responsável pela organização dos eventos da realeza.

Gil Vicente

  Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português, ele nasceu em Guimarães, Portugal no ano 1465.
  A profissão que lhe foi atribuída foi fundador de teatro português, a primeira obra de Gil Vicente foi o "Auto da Visitação". 
  Às características da sua obra era que tenha vivido em pleno Renascimento, Gil Vicente não se deixou impregnar pelas concepções humanísticas, retratou através de suas peças, os valores populares e cristãos da vida medieval. 
  O período histórico que ele viveu foi de (1465-1536).
  Às obras que ele escrevia era de devoção, farsa e comédia.
  Quem divulgava as obras era o filho de dramaturgo.
  Às 5 obras que Gil Vicente escreveu foi "Farsa de Inês Pereira", "Auto da Beira", "O Clérigo da Beira", "Auto da Lusitânia" e "Comédia do Viúvo".
Ele era "O pai do teatro português" porque ficou famoso pela sua obra "A Forsa de Inês Pereira".


Luciano 
N°14
9°A

Biografia de Gil Vicente

 Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães e faleceu em Évora, no ano de 1536. Tendo vivido na transição entre a Idade Média e o Renascimento.

  Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português, tendo sido ele o maior representante da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões. Foi considerado por muito estudiosos, o pioneiro, no teatro de Portugal, sendo chamado "O pai do teatro português".

  Segundo registos do passado dele, diz-se, que ele além de dramaturgo e poeta, foi também ourives e o "Mestre da Balança".

  Na corte, Gil Vicente, entretinha os serões do rei, participava em torneios poéticos e organizava os eventos da realeza. 

  Naquela época ele escreveu várias obras: autos, sátiras, críticas, comédias e poemas ao estilo das cantigas dos Trovadores. A sua primeira obra foi, o "Auto da Visitação", em 1502. Temos também o "Auto Da Índia", "Quem tem farelos?", "Farsa de Inês Pereira", e a sua última obra que foi  " A Floresta dos Enganos", em 1536.

Luana Alves 9°A n°13

terça-feira, 3 de novembro de 2020

A lenda de S. Martinho

São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo. É capaz de trazer o verão ao outono e, graças a ele, todos os anos comemos castanhas. Descobre a história por trás do Dia de São Martinho, que se celebra a 11 de novembro Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem. São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a atual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa! Diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho. Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. Além de Portugal, também outros países festejam este dia. Em França e Itália, à semelhança de Portugal, comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões. https://visao.sapo.pt/visaojunior/2019-11-07-a-lenda-de-sao-martinho/

Trilhos da escrita

 Este é um espaço livre para partilhar ideias e textos... será uma aventura!