Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães. Foi um dramaturgo e poeta português, o maior representante da literatura de Portugal antes de Camões e é considerado o fundador do teatro em Portugal.
Este dramaturgo viveu na época do Renascimento, no século XXI e o seu papel na corte era representar a parte cultural e servia também para entreter o rei com as duas obras.
As suas obras caracterizam se por serem primitivas e populares. A obra dele passa por três fases distintas: na primeira fase há uma influência espanhola e apresenta peças com conteúdo religioso, a segunda fase aborda uma sátira social e na terceira fase as obras aparecem ao lado da crítica de costume e há atitudes de carácter medieval. A sua primeira obra foi "Auto da Visitação" e alguns outros exemplos de obras suas são: "Farsa de Inês Pereira"; "Auto da Beira"; "O Clérigo da Beira"; "A Floresta dos Enganos" e o "Auto da Lusitânia". Gil Vicente foi considerado o "pai do teatro português" porque foi um dos primeiros dramaturgos e foi também o pioneiro da divulgação do teatro português.
Após a sua morte, no ano de 1536, o seu filho Luís Vicente, ficou responsável pela divulgação da sua obra em geral, dando-lhe uma estrutura própria e dividindo em três fatores.
Existem várias curiosidades sobre este poeta, uma delas é que algumas pessoas dizem que existiam mais de duas pessoas com o mesmo nome de Gil Vicente e julga-se que são as mesmas pessoas, mas ainda não se sabe a verdade!
Sofia 9°B n°22
Sofia,
ResponderEliminarO teu texto tem toda a informação necessária sobre o dramaturgo, no entanto, há algumas incorreções a que deves estar atenta. Ele não viveu no século XXI. Foi com certeza uma distração tua. Depois há alguma informação que merecia estar mais bem estruturada e tu sabes fazer isso muito bem.
Globalmente, o texto está bem.