Gil Vicente nasceu no ano 1465, em Guimarães.
Foi um dramaturgo e poeta português, e o maior representante da literatura do renascimento em Portugal, no séc. XVI, antes de Camões.
Trabalhou na parte cultural da corte do rei D. Manuel I e D.João III, sendo trovador e apresentando algumas encenações das suas obras.
A sua primeira obra foi “Auto da visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro”.
Retratou os valores populares e cristãos da vida medieval. Fazia um tipo de escrita primitivo e popular, com um estilo satírico e agressivo, mas balanceado pelo pensamento cristão.
As obras publicadas do dramaturgo foram divididas em 3 fases. A primeira sendo uma de carácter religioso, a segunda com objetivo de criticar satiricamente a sociedade, a terceira sendo uma crítica das atitudes medievais e quando atinge a maturidade intelectual.
Algumas das suas obras são: “Farsa dos físicos”, “Auto das fadas”, “Farsa dos almocreves”, “O clérigo da beira” e “Auto dos Reis magos”.
As suas obras foram divulgadas, depois da sua morte em 1536, pelo seu filho Luís Vicente, que não só as divulgou mas também as organizou por fases.
Assim sendo, a Gil Vicente foi atribuído o estatuto de pioneiro no teatro português, pois estruturou-o e caracterizou-o como obra literária.
Carolina,
ResponderEliminarO teu texto está bem construído, sintetiza o essencial que se pretendia da biografia. Apenas merecia alguns ajustes na pontuação e encadeamento de ideias para ficar perfeito.
Parabéns.