Gil Vicente nasceu em Guimarães, no ano de 1465,mas por falta de documentos, são cercado de dúvidas o local e mesmo o ano de seu nascimento.
Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português. Foi o representante máximo da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões.
Em 1502, encenou a sua primeira obra, que titulou de "Auto da Visitação", ou também "Monólogo do Vaqueiro".
Representava através das peças, os valores populares e cristãos da vida medieval. Seu teatro caractrizava-se por premitivo e popular, apesar de ser criada para entreter o rei.
Na corte, o seu papel era representar a parte cultural, onde entretia a corte e o rei.
As suas obras foram caracterizadas por três fases. Numa primeira fase, as suas obras eram de conteúdo religioso, e apresentadas através da mímica. A segunda fase aborda uma sátira social. Na última fase atinge a maturidade intelectual e aparecem ao lado da crítica e de atitudes de moralidade.
Algumas das suas obras eram "A floresta dos enganos", "Comédia do viúvo", "Auto da Lusitânia", "Farsa de Inês Pereira" e "Clérigo da Beira".
Luís Vicente um de seus filhos foi o responsável por organizar e publicar as obras de Gil Vicente.
Foi nomeado de "pai do teatro português" pois foi o pioneiro da divulgação do teatro como obra literária.
Gil Vicente morreu em Évora, no ano de 1536.
Gonçalo,
ResponderEliminarO teu texto tem toda a informação necessária sobre o dramaturgo, no entanto, falta-lhe alguma coesão na estruturação das ideias, assim como algumas repetições desnecessárias.
De uma forma geral, está bom, mas podia ter um resultado muito melhor, tal como tu sabes fazer.