Gil Vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães. Viveu na época renascentista, do século XVI.
Foi um marcante dramaturgo e poeta português, também o maior representante da literatura de Portugal e é considerado um dos maiores representantes do teatro português.
A sua primeira obra “Auto da Visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro” foi divulgada em 1502. Como características das suas obras , retrata os valores populares e cristãos da vida medieval. O seu teatro caracteriza-se por ser primitivo e popular, embora tenha surgido no ambiente da corte.
As obras escritas pelo dramaturgo dividiram-se em 3 fases distintas: numa primeira fase dedicou-se ao conteúdo religioso, na segunda fase aborda a sátira social e na terceira fase expõe a sociedade medieval através de crítica. Algumas das suas obras são: “Auto da Beira”, “Auto da Lusitânia”, “Comédia do Viúvo”, “A Floresta dos Enganos” e “Farsa de Inês Pereira”. O responsável pela divulgação e organização da obra foi o filho, Luís Vicente.
É atribuído a Gil Vicente o estatuto de pioneiro no teatro português, pois foi quem o estruturou e o caracterizou como obra literária.
Faleceu em Évora , no ano de 1536.
Muito bem, Lara.
ResponderEliminarGostei do teu trabalho.
O texto está bem estruturado e com informação pertinente.