Gil Vicente nasceu em Guimarães no ano de 1465, viveu durante a passagem da Idade Média para o Renascimento e faleceu em Évora no ano de 1536.
Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português, foi criador de vários autos e foi o maior representante da literatura renascentista em Portugal antes de Camões. Para além de poeta e dramaturgo, existem registos do passado que dizem que Gil Vicente poderá também ter sido ourives e o "Mestre da Balança" da Casa da Moeda.
Na corte, Gil Vicente era responsável pela organização dos eventos da realeza, foi também no ambiente da corte que surgiu o seu teatro com a finalidade de servir de entretenimento nos serões oferecidos ao rei.
Naquela época, Gil Vicente escreveu várias obras de vários tipos: autos, sátiras sociais, poemas ao estilo de cantigas e críticas. Gil Vicente apareceu a primeira vez em 1502 com a obra "Auto da Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro".
Para além da primeira obra Gil Vicente escreveu várias obras como o "Auto Pastoral Castelhano", o "Auto de São Martinho", o "Auto dos Reis Magos", o "Auto da Índia" e a "Farsa de Inês Pereira".
Naquela época, Gil Vicente era chamado "o pai do teatro português" pois é considerado por muitos estudiosos o pioneiro no teatro de Portugal.
Ricardo Oliveira
n°17 9°A
Ricardo,
ResponderEliminarO teu texto está muito bem. Apenas evitava a repetição do nome do dramaturgo tantas vezes.
Bom trabalho. Parabéns.