O poeta e dramaturgo português representava o entretenimento cultural da corte, apresentando a sua primeira obra "Auto da Visitação" para a corte e família real portuguesa, com a finalidade de celebrar o nascimento do príncipe que iria ser o futuro rei ,D.João II.
As suas obras não se deixavam impregnar pelas concepções da época renascentista pois criticava impediosamente a sociedade da época , retratava valores populares e mantinha uma observação sátira.
As suas obras foram classificadas em três fases.
A primeira fase era influênciada pelo espanhol Juan Del Enchina , apresentado peças que possuíam um conteúdo religioso em que a mímica tinha o papel principal.
A segunda fase apresentava sátiras sociais com uma ampla visão da sociedade da época, também caracterizada por uma linguagem ferina e mais pessoal.
A terceira fase caracterizava a sua maior maturidade intelectual com críticas de costume e atitudes moralizantes do carácter medieval.
Gil Vicente morreu em 1536, na cidade de Évora.
Depois da sua morte um dos seus cinco filhos, Luís Vicente, publicou todas as obras do seu pai como o "Auto da Visitação", "Auto dos Reis Magos" , "Auto da Índia" , "Auto da barca do Inferno" e "Farsa de Inês Pereira".
Estas e mais obras fez com que muitos o considerassem o maior representante da época renascentista atrás de Luís Vaz de Camões.
Gil Vicente , um dos pioneiros do teatro português, é considerado "O pai do teatro português" devido à forma divertida e inteligente que retratava os assuntos sociais conseguindo educar os espectadores através do teatro.
João,
ResponderEliminarO teu trabalho tem toda a informação necessária, apenas merecia uma leitura mais atenta para encadear melhor algumas ideias.
De resto está muito bem.