Gil Vicente nasceu em Portugal, Guimarães, a 1465.
Foi um dramaturgo e poeta português, criador de vários autos, representante maior da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões, e pioneiro de teatro.
Participou nos torneios poéticos por referencia à corte, onde podia aperfeiçoar o ser dramaturgo e organizava os eventos da realeza.
Obras:
A sua primeira obra foi "Auto da visitação" ou também chamada de "Mologo do Naqueiro". Algumas das obras são:
Auto Pastoril Castelhano; Auto dos Reis Magos; Auto da Índia; Auto da Sibila Cassandra; Auto da Barca do Inferno; Auto da Barca do Purgatório; Auto da Barca da Glória; Farsa de Inês Pereira; Auti de São Martinho; O Velho da Horta; Exortação da Guerra; Auto da Beira; Auto da Lusitânia; Comédia do Viúvo; Trilogia das Barcas; A Floresta dos Enganos; Quem tem Farelos?
As suas obras tinham como características a impregnação pelas conceções humanística, a retratação através das suas peças, os valores populares e cristãos da vida medieval. Haviam também obras de devolução, farsas e comedias.
Gil Vicente faleceu a 1536 em Évora, Portugal.
Curiosidade:
Era chamado de "o pai do teatro português" pois era considerado por muitos estudiosos, o pioneiro no teatro de Portugal.
Maria Beatriz,
ResponderEliminarO teu texto tem algumas imprecisões desnecessárias. Não era necessário dizer que ele nascera em Portugal.
A informação "Participou nos torneios poéticos por referencia à corte, onde podia aperfeiçoar o ser dramaturgo" não sei bem o que significa.
A obra é "Monólogo do Vaqueiro" e não "Mologo do Naqueiro".
São "obras de devoção" e não "obras de devolução".
A última informação que que regista não é uma curiosidade, mas um facto assumido por todos os linguistas.
Eu sei que tu consegues fazer muito melhor.