Gil vicente nasceu no ano de 1465, em Guimarães, Portugal.
Foi um dramaturgo e poeta português, representante maior da literatura renascentista de Portugal antes de Camões criador de vários autos e é considerado o fundador do teatro em Portugal.
O nome de Gil Vicente apareceu pela primeira vez, em 1502, quando encenou a peça “Auto da Visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro”. Gil Vicente publicou também outras obras como “Quem tem Farelos”, “Auto da Índia”, “Farsa de Inês Pereira”, “Auto da Beira”, etc.
O poeta escrevia obras religiosas, obras de devoção, farsas, comédias e tragicomédias.
Gil Vicente, foi considerado por muitos estudiosos, o pioneiro no teatro de Portugal, chamando-o assim de “Pai do teatro português”.
Julga-se que houvesse três Gil Vicente. Havia referência a um Gil Vicente na corte que participava em torneios poéticos, em em documentos apareceu outro Gil Vicente, o ouvires, a quem foi atribuída a Custódia de Belém, e ainda há mais um Gil Vicente que foi “mestre da balança” da Casa da Moeda.
João,
ResponderEliminarNo teu trabalho há informação repetida que é desnecessária. Dizer que Gil Vicente nasceu em Guimarães, basta. Não é necessário dizer Portugal, porque nós sabemos. falta dizer quem foi o responsável pela divulgação da sua obra, o ano em que morreu.
De resto, está bem.