Gil Vicente nasceu em 1465, na cidade de Guimarães.
Foi um dramaturgo e poeta português, que viveu no período de passagem da Idade Média ao Renascimento.
A sua primeira obra foi "Auto da Visitação", também conhecida com "Monólogo do Vaqueiro".
O seu teatro é caracterizado como sendo primitivo e popular e, através das suas obras, este retratava os valores populares e cristãos da vida medieval.
Na corte, Gil Vicente entretinha os serões oferecidos ao rei, tornando-se, o responsável pela organização dos eventos da realeza.
Escreveu diversos tipos de obras, entre os quais, sobressaem as sátiras, os autos, as farsas, as comédias e o trovadorismo.
Algumas das suas obras são: "Auto Pastoril Castelhano", "Auto dos Reis Magos", "Auto da Índia", "Auto da Barca do Inferno" e "Farsa de Inês Pereira".
É chamado " o pai do teatro português" pois, foi o responsável pela implementação do teatro como atividade artística, em Portugal.
Gil Vicente, faleceu no ano de 1536, em Évora.
Para além de ser dramaturgo, pensa-se que, também exerceu o cargo de ourives. Isto, deve-se ao facto de, as suas obras possuírem termos característicos de ouriversaria, que só uma pessoa que dominasse a área conheceria. Julga-se que, também foi um "Mestre da Balança".
Catarina,
ResponderEliminarO teu texto está muito bem organizado e a informação é bastante pertinente, apenas tens algumas vírgulas desnecessárias.
Parabéns.