terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Principezinho

 "O Principezinho" narra a historia de um rapaz que vive num planeta muito pequeno com a sua flor, pela qual ele tem um carinho imenso.

Certo dia ele decidiu viajar por vários planetas, e, na Terra, encontrou um aviador que se havia despenhado no deserto do Saara. O Principezinho foi a única  pessoa que entendeu o desenho do aviador, por isso ele entendeu que o rapaz tinha algo de especial.

Depois de passar por (esses) vários planetas onde encontra personagens curiosas, ele retorna a casa.

Opinião: 

Achei o livro um pouco confuso, pois não costumo ler e não percebi muito bem a ideia que o autor queria passar, mas, o livro é interessante.


Bernardo,

Às vezes há livros que temos de ler mais de uma vez para percebermos a mensagem. Neste caso, poderemos verificar que o tema da amizade está presente, porque, num primeiro contacto que o Principezinho teve com o aviador, eles falaram sobre "cativar" e fazer amigos.

Por que é que o Principezinho se afeiçoou pela sua rosa, quando há tantas rosas no mundo?





O principezinho



O livro fala de um rapaz (o principezinho) que vivia num pequeno asteróide e decidiu visitar alguns outros planetas. O livro fala sobre as aventuras do principezinho em cada um dos planetas. Ele conhece diversas pessoas, por exemplo, um rei, um vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, etc. Depois o principezinho decide visitar o planeta Terra onde ele encontra o narrador da história, o aviador, no deserto.
Ele pede para o aviador desenhar um carneiro para comer as plantas no seu planeta, pois podem matar a sua flor. O aviador ficou maravilhado com o principezinho porque foi a única pessoa a compreender os seus dois desenhos feitos quando era criança.
 Alguns dias depois o principezinho teve de ir embora do planeta Terra e voltar para o seu planeta.

Eu acho que o livro é muito interessante, mesmo sendo um bocado complicado. Fala do valor da amizade e mostra que os adultos não dão importância às coisas realmente importantes.

Muito bem, Daniela.
Compreendeste a mensagem global da obra. É verdade que não é um livro de compreensão fácil, mas tu conseguiste. Parabéns:)

O Principezinho

 O principezinho conta a história do (escritor) narrador e de um menino que ele encontrou no deserto, (o qual) a quem começou a chamar de principezinho. O livro conta as aventuras do Principezinho, os planetas pelos quais ele passou e as pessoas que ele conheceu, como por exemplo: o rei, o vaidoso, o geógrafo, o senhor que acendia a luz (das estradas) dos candeeiros, a raposa, etc. Eles ficaram 8 oito dias no deserto e ficaram a conhecer-se melhor, mas n No 8 oitavo dia o principezinho ia embora, por isso ouve uma despedida em que o (escritor) narrador ficou bastante triste pela ida com a partida dele. 

Passados 6 anos eles ainda se lembra disto e, quando olha para as estrelas...

Na minha opinião "O Principezinho" (foi) é um livro muito interessante, mas, ao mesmo tempo complicado, pois o vocabulário usado não era muito habitual, e também o desenrolar da história foi um pouco estranho e difícil, pois era preciso estar muito atento para saber quem é que estava a falar e para saber o sítio onde estavam. 


Diogo,

Ler não é fácil. 

Se queremos ter leituras fáceis, então procuramos livros que já não se adequam, nem à nossa idade nem ao nosso grau de escolaridade. As leituras são difíceis porque não temos hábitos e, por isso, estranhamos o vocabulário (que era fácil) e a dificuldade de compreensão só será ultrapassada se investirmos frequentemente na leitura.

Porque não lemos, também não podemos escrever com perfeição, com é o caso do teu texto.

Tens de investir. Estudar a matéria das disciplinas por si só não chega.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O Principezinho

 O livro "O Principezinho" fala de um menino muito curioso e aventureiro que vivia num planeta pouco maior que ele, o Asteróide B612.

Ele e a sua rosa não se estavam a dar muito bem, então decidiu (andar) viajar por outros planetas. 

O primeiro planeta era habitado por um rei majestoso. O segundo tinha um homem muito vaidoso. O terceiro tinha um bêbado. O quarto era habitado por um homem que adorava fazer contas, era chamado o homem dos negócios. O quinto planeta era habitado por um senhor muito curioso que adorava acender e apagar as luzes. No sexto vivia um homem que escrevia livros enormes e era geógrafo. E último planeta que o principezinho visitou foi o planeta Terra onde pode ver coisas e pessoas muito diferentes.

Maria,

O teu texto está incompleto. A viagem que o principezinho fez por outros planetas teve um objetivo. Ele conseguiu satisfazer esse propósito.

Que coisas e pessoas muito diferentes ele viu na Terra?

Falta também um comentário à obra.

Eu sei que consegues fazer muito melhor.

 

 


O principezinho

 O livro "O Principezinho" fala de um menino que vivia (num) no planeta "o Asteróide B612" e que caiu no planeta Terra. Isto aconteceu porque o menino queria arranjar uma ocupação e instruir-se, decidindo então visitar outros asteróides: o Asteróide 325, (em que) onde só vivia um rei que não tinha ninguém para mandar fazer o que dizia; o Asteróide 326, onde vivia um vaidoso que estava sozinho e não tinha quem lhe o elogiasse e, finalmente, o Asteróide 330, no qual vivia um geógrafo que sabia onde ficavam os mares, os rios, as cidades, entre outras coisas e que aconselhou o menino a visitar o planeta Terra, por ser um planeta com boa reputação.

 Assim, o menino foi parar ao deserto do Saara, onde o (escritor) narrador desta história se encontrava perdido, após se ter partido qualquer coisa no motor do seu avião. Eles conheceram-se quando o Principezinho se chegou ao pé dele e disse: "Por favor, desenha-me uma ovelha." Para o escritor, o Principezinho foi o único a entender os seus dois desenhos feitos, quando era criança: uma jibóia aberta e outra fechada, que todos teimavam em dizer ser um chapéu. Ele ficou maravilhado por o Principezinho adivinhar e assim, desenhou-lhe uma ovelha e a caixa para a ovelha.

Depois, conversaram muito. Principalmente, o Principezinho que contou as várias aventuras que teve em Terra. Nas suas conversas há, por vezes, uma moral, pois tenta-se mostrar o bem e o mal de certas coisas.

Seguidamente, o Principezinho e o escritor despediram-se.

Daniel,

O teu resumo está pormenorizado,  no entanto a obra explora conceitos muito importantes que não mencionas. 

O que queres dizer com "há, por vezes, uma moral, pois tenta-se mostrar o bem e o mal de certas coisas"? Era isto que eu pretendia que explorasses.

Também não fizeste um comentário à leitura. Era importante que o fizesses.

Eu sei que tu consegues melhor.

Principezinho

O livro "O Principezinho" fala de um menino que vivia num planeta: o Asteróide B612.

Ele era um menino que gostava de aventuras, então ele decidiu ir visitar os planetas ha à sua volta.

O Asteróide 325, em que só vivia um rei que não tinha ninguém para mandar.

O Asteróide 326, onde vivia um vaidoso que estava sozinho e não tinha quem lhe  elogiasse.

O Asteróide 327, onde estava um bêbado.

O Asteróide 328, em que vivia um homem de negócios que só pensava em fazer contas.

O Asteróide 329, onde se encontrava um acendedor de candeeiro.

E por último o Asteróide 300, onde se encontrava um Geográfico que sabia onde se encontravam os mares, os rios, os vulcões, entre outras coisas e que aconselhou o menino a visitar o planeta Terra.


E depois? O importante está para vir...

Micael, um aluno do 9º ano tem de ser capaz de fazer mais e melhor. 

Qual mensagem da obra?

A tua opinião sobre o livro?

domingo, 10 de janeiro de 2021

Principezinho

 O livro "Principezinho" fala sobre um rapaz que se cansou de admirar a beleza da sua flor e foi conhecer novos planetas. No primeiro planeta vivia um rei absoluto. No segundo planeta o Principezinho encontrou um homem muito vaidoso. No terceiro planeta existia um bêbado. No quarto planeta tinha um homem de negócios. No quinto tinha um homem que passava o tempo inteiro a acender e a desligar a lâmpada que tinha no seu planeta. No sexto o Principezinho encontrou um geógrafo que o aconselhou a visitar a Terra.

 Por fim ele foi à Terra onde se encontrou com um aviador e pediu-lhe para desenhar uma ovelha para comer as plantas que nasciam no seu pequeno planeta, pois elas podiam matar a flor. Depois de algumas tentativas falhadas, o aviador desenhou uma caixa e o Principezinho entendeu que a ovelha estava dentro da caixa. Além das ovelhas o aviador também desenhou um elefante dentro de uma jibóia, que era um dos desenhos que ele tinha feito na sua infância, mas que ninguém entendia o que ele desenhava, e o aviador ficou contente de o Principezinho ser o único a entender. 

Durante os dias em que o Principezinho esteve na Terra, eles conheceram-se. Por fim o Principezinho decide voltar para a sua flor porque tinha saudades dela. Ele despediu-se do aviador e voltou para o seu planeta.

Na minha opinião o "Principezinho" é interessante apesar de achar este livro um pouco confuso.

Filipa,
O livro é interessante porquê? Gostaria de fundamentasses a tua opinião.
Eu sei que consegues.

O principezinho

 O livro fala de um pequeno príncipe que vive num pequeno planeta com a sua flor. Até que um dia visita outros planetas e conhece outros personagens com diferentes pontos de vista. Quando chega a um deserto na Terra ele conhece o (autor do livro) narrador, a quem ele pede que lhe faça um desenho. O livro também nos mostra vários problemas atuais como o alcoolismo. 

Eu achei o livro bastante confuso, mas ao mesmo tempo educativo

Maria Beatriz,

Eu esperava que o teu comentário fosse mais fundamentado. Resumes por alto a obra, sem te focares em aspetos essenciais que ela aborda. 

Quando temos de fazer um trabalho sobre a leitura de uma obra, não nos podemos limitar a dizer que é "confuso". Temos de voltar a ler para deixar de ser confuso. Só assim é que aprendemos.

Esperava um melhor trabalho de ti.


sábado, 9 de janeiro de 2021

O Principezinho

O  livro que eu li foi "O Principezinho".

O livro fala sobre um menino que vive no planeta muito pequeno. Nesse planeta existe uma flor, de que eu gosto muito.

Num certo dia ele decide abandonar a flor para que possa conhecer planetas novos.

Ele conheceu vários adultos que viviam sozinhos . ?????

Depois da sua longa  jornada  decide voltar para o seu planeta porque estava com muitas saudades da sua flor.

Achei o livro muito interessante, mas um tanto confuso. E está  A história valoriza muito valor de amizade.


Maria,

No teu resumo não percebi onde é que se refere à amizade, pois está muito incompleto.

Sobre o comentário: por que é que o livro é interessante? 

A confusão que a leitura provoca é para nos obrigar a reler algumas passagens e assim deixa de ser confuso.

O trabalho que apresentas não chega... para uma aluna do 9º ano tem de se fazer melhor.

 

O livro “O principezinho” fala sobre um avião??? que tinha caído no deserto do Saara.

Lá, o piloto depara-se com um pequeno príncipe que pede para desenhar uma ovelha numa folha de papel.

Como o piloto não sabia desenhar a ovelha, desenhou uma jiboia fechada e mostrou ao principezinho. Como ele adivinhou o que era, uma jiboia com um elefante dentro. A partir daí o piloto travou conhecimento com o principezinho.   

Ao longo da historia, o principezinho vai narrando ao piloto as suas aventuras nos asteroides (ao piloto) que tinha visitado.   

Ao ouvir as aventuras do principezinho, o piloto vai percebendo como as pessoas deixam de dar valor às pequenas coisas da vida conforme vão crescendo.

(Neste) Esta história (narra) aborda os principais valores às pequenas coisas, que são:

Ver com o coração e não com os olhos”, ou seja, tirar tempo para conhecer, olhar sem preconceito e sem discriminar.

Criar laços efetivos com as pessoas.

Amor pelas pessoas.”

Haver relacionamento com as pessoas.”

Gostei de ler o livro, embora achasse confuso em algumas partes, mas deu-me uma visão sobre os valores da vida.

João,

O importante é que as leituras nos tragam conhecimentos para que nos tornemos melhores pessoas e mais bem preparadas para enfrentar as dificuldades.

O Principezinho

 

Eu li o livro "O Principezinho" que fala sobre um rapaz que era curioso em relação ao resto do mundo.
Ele era um menino que gostava de aventuras, então decidiu visitar os outros (continentes) asteroides. No primeiro continente que ele visitou existia um rei que queria mandar em alguém.
De seguida no segundo continente tinha um homem bastante vaidoso.
No terceiro continente existia um bêbado, sendo que o menino fez uma visita curta. No continente  seguinte tinha um homem de negócios que gostava bastante de fazer contas.
No quinto continente tinha um homem bastante curioso. E no último havia um geógrafo que era muito sábio, sabia onde se situavam as montanhas, os mares, os vulcões, entre outros.
Por fim encontrou o planeta Terra, onde lhe explicaram por exemplo quantas pessoas haviam entre outras coisas.

Opinião sobre o livro:
Apesar de não gostar muito de ler livros, achei um livro muito interessante.


Luana Alves 

Luana,

A obra explora um tema. Qual?

O que motivou, precisamente, a viagem do principezinho? Quem encontrou no planeta Terra? O que aprendeu?

O livro foi interessante porquê? As nossas opiniões devem ser bem fundamentadas.


O Principezinho

 Este livro narra a história de um pequeno príncipe que vive num planeta minúsculo.

Neste planeta ele cuida de uma flor, bastante especial para ele.

Certo dia decide abandonar a flor que tanto gostava e partiu numa aventura na descoberta de outros planetas.

Durante a sua jornada, vai conhecendo outras personagens, com uma mentalidade e pontos de vista bastante diferentes da dele.

Até que chega ao último planeta, a Terra, onde realmente conhece o sentido do egoísmo, (bastante) retratado pelas pessoas que lá viviam.

Certo dia, num grande deserto, o Principezinho confronta-se com um aviador, passando a conhecer o verdadeiro significado de cativar, que significam para ele "criar laços".

Depois da sua longa caminhada, o Principezinho decide voltar para o planeta de onde veio, com saudades da sua flor.

Gonçalo Morais Nº5 9ºB


Gonçalo,

Para além do aviador, outra personagem foi importante para que se explorasse o conceito de "cativar". Quem teria sido?

Falta a tua apreciação sobre a obra e era importante que a fizesses.

Principezinho

 O principezinho é um rapaz muito, mas muito curioso que vive num asteróide com a sua melhor amiga, a flor, e ao seu lado, outros (7) sete planetas com adultos extremamente ignorantes. Um dia ele decide explorá-los, e depois de passar pelos (6) seis planetas só restava (1) um, a Terra, onde conheceu uma raposa que lhe explicou o porquê da sua flor ser tão especial para ele e não ser como as (5000) cinco mil rosas de um jardim qualquer.

Acho que o livro é um pouco caótico, necessita de uma leitura lenta e atenta, tem um vocabulário compreensível, mas com algumas palavras difíceis de entender, mas não é um livro nada fatigante.

José Miguel,

Fiquei um pouco intrigada: por que é que o livro é caótico?

Claro que necessita de ser lido com atenção. Para entender o significado das palavras mais difíceis, temos de dar uso ao dicionário. Se as leituras nos obrigarem a consultar sempre o dicionário, é muito bom para aprendermos vocabulário.

Espero que nas próximas leituras não te esqueças de realizar esse exercício.

O Princepezinho

 O livro "O Principezinho" fala narra a história de um menino que vivia num planeta: o Asteróide B612, e que caiu no planeta Terra. Mas antes de cair no planeta Terra o menino visitou outros asteróides: o Asteróide 325, em que só vivia um rei que não tinha ninguém para mandar fazer o que dizia, o Asteróide 326 onde vivia um vaidoso que estava sozinho e não tinha quem lhe  o elogiasse, o Asteróide 327 onde estava um bêbado, o Asteróide 328 em que vivia um homem de negócios que só pensava em fazer contas, o Asteróide 329 onde se encontrava um acendedor de lâmpadas que "fazia" a noite e o dia e finalmente o Asteróide 330, no qual vivia um geógrafo que sabia onde ficavam os mares,  as montanhas, os rios, as cidades, entre várias outras coisas e que aconselhou o menino a visitar o planeta Terra. 

Assim, o menino foi parar ao deserto do Saara, onde o (escritor) narrador desta história se encontrava perdido após o motor do seu avião ficar danificado.


Eles conheceram-se quando o Principezinho se chegou à beira dele e lhe pediu-lhe para desenhar um carneiro. Após varias tentativas falhadas, ele desenhou uma caixa e ficou bastante satisfeito quando o Principezinho entendeu o desenho, ou seja, entendeu que o carneiro estava dentro da caixa. O Principezinho também foi o único a entender os seus dois desenhos de infância, uma jiboia aberta e outra fechada. O narrador ele ficou tão muito contente por o Principezinho entender os seus desenhos.

Depois, conversaram imenso. Principalmente, o Principezinho que contou as suas várias aventuras.

Passados oito dias o escritor sabia que nesse mesmo dia, à noite, a estrela do Principezinho iria estar por cima do lugar onde caiu e disse-lhe que ia ter muitas saudades dele.                    O Principezinho deu a mão ao narrador e despediram-se.

Ricardo,
O resumo está muito bem, mas falta a apreciação da tua leitura. Era importante que a tivesses feito para que os teus colegas se sentissem motivados para a leitura e eu pudesse avaliar o teu espírito crítico.

Principezinho

  O Principezinho fala de um rapaz que veio de um asteróide, com a sua flor. Ele é confrontado por vários adultos que vivem sozinho e de forma ignorante.

  Achei um livro interessante mas um pouco confuso. O livro em geral agradou-me e mostra o valor da amizade e o poder das crianças 

Rui,

O teu trabalho está muito incompleto.

Quem é o rapaz de quem o principezinho fala?

Porque é que o livro é interessante? E o que é que o torna confuso?

Este registo não chega, para um aluno do 9º ano. É preciso mais esforço.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Principezinho

 O Principezinho é um rapaz inseguro e curioso e que gosta de fazer perguntas. Um dia ele encontrou uma flor e gostou muito dela, mas decidiu abandoná-lo para conhecer outros planetas. Nesses planetas haviam pessoas muito estranhas. Até que encontrou o planeta Terra e encontrou uma pessoa com quem se tornou um bom amigo, mas decidiu voltar para o seu planeta porque tinha saudades da flor.

João,

Este parágrafo não basta para fazeres a apreciação de um livro que supostamente leste.

Apenas te limitaste a um resumo incompleto e não há registo da tua opinião sobre a leitura.

Tu consegues fazer mais e melhor.


Principezinho

 O livro que li foi "o Principezinho"

Este livro foi escrito por Antoine de Sait-Exupéry. O Principezinho veio de um asteróide, de onde partiu para as suas viagens, deixando a sua adorada flor. Através  das viagens o principezinho aprendeu várias lições mas também características sobre os adultos.

Achei um livro interessante mas também um pouco confuso acho que é preciso uma leitura atenta. Em geral achei um livro giro e que me agradou.


Ana,

Sobre o livro que leste, dizes muito pouco. Eu estava à espera de um resumo com muita mais informação. O que é que o principezinho aprendeu com os adultos?

Por que é que o livro foi interessante? E em que é que foi confuso?

O livro é giro, porquê? E por que te agradou?

Falta justificar!!

Tu consegues mais e melhor.

Principezinho

O livro que li foi o “o Principezinho ”.

Achei um livro interessante mas ao mesmo tempo um pouco confuso! Confuso, pois é necessária uma leitura atenta para perceber a perspetiva de cada personagem e a mensagem que cada uma delas transmite. Interessante,  pois cativa cada vez mais o leitor a conhecer a personagem e cada vez mais e mais a história de vida  e o seu papel em cada planeta.

 Em geral foi um livro que me agradou e cativou a minha vontade de ler!


Lara,

Estava à espera que escrevesses um pouco sobre a história que leste para eu perceber a tua visão da narrativa.

Se lermos um livro de que gostamos, mas que era confuso, então, o melhor é voltar a lê-lo para entender melhor a mensagem e poder ter uma opinião formada, com consistência.

Foi o que faltou.

Tu consegues mais e melhor. Mas o melhor mesmo é não desistir.


O Principezinho

"O Principezinho" fala sobre um rapaz que vive num planeta pequeno, com a sua flor. 
Passado um tempo o príncipe decide visitar outros planetas. Nesses planetas o príncipe é confrontado com adultos que vivem sozinhos e de uma forma ignorante. Retrata também problemas de grande importância social como alcoolismo e vaidade.
 Este livro mostra-nos o valor da amizade e, até mesmo, o valor e o poder das crianças.

A expressão mais importante do livro na minha opinião é que "o mais importante é invisível aos olhos".

O livro "O Principezinho" tem uma grande riqueza vocabular. A minha leitura deste livro teve algumas pausas, porém acho que o livro tem uma ótima mensagem e acho que vale a pena lê-lo.

Gonçalo,
Focaste os temas que são abordados neste livro. Poderias ter desenvolvido um pouco mais a problemática dos temas abordados.
No entanto, é interessante que te tenhas apercebido que, através de uma simples história, se abordem temas universais.

O principezinho

 O principezinho.


Obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que fala sobre um pequeno príncipe que decidiu se aventurar por outros planetas  e acabou por aterrar no deserto do Saara , onde conheceu  o autor do livro  (que também desempenhou a função  de narrador) e lhe pediu que desenhasse um carneiro e daí  surge uma amizade.

É  uma bela obra e de facto interessante e enigmática  de ler.

Tem uma escrita que requer de nós  muita atenção , pois tem uma interpretação  difícil e uma escrita elaborada.


Leonor,

O teu resumo está tão resumido que pouco diz da tua suposta leitura.

Não percebo algumas observações que fazes: por que é que a obra é enigmática de ler? por que é interessante?

É necessário fundamentar as opiniões.

O Principezinho

 O livro que li foi O Principezinho de Antoine de Saint-Exupery. 


 «O Principezinho» conta a sua viagem de planeta em planeta, povoados com um único adulto. Estes adultos não dão valor às pequenas coisas da vida e acabam por entrar numa espiral de solidão e ignorância. O pequeno rapaz mostra-nos que o mundo aos olhos de uma criança é muito mais simples e mais belo, sem preocupações e desespero. A história também retrata problemas atuais da sociedade como o alcoolismo, avareza, egoísmo, vaidade...  e apresenta-nos o valor da amizade e a importância de alguém em quem confiamos na nossa vida. 

A minha leitura do livro foi um pouco lenta, mas valeu a pena.

Muito bem, Bruna.

O que interessa é apreendermos a mensagem por detrás do enredo entre as personagens. 


Principezinho

Este livro fala narra a história de um menino que vivia num planeta, o asteroide B612 que caiu no planeta Terra. Isto aconteceu quando este rapaz decidiu ocupar o seu tempo indo visitar outros asteroides onde encontrou um rei, um homem vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um homem que transformava o dia em noite e vice-versa e um geógrafo que o aconselhou a ir para o planeta Terra, pois era um planeta com uma boa reputação. 

Este escritor quando era mais novo teria sonhado em ser um artista, mas desistiu pois, quando tentou desenhar duas jiboias, uma aberta e outra fechada, mas todos os adultos teimavam que ele teria desenhado um chapéu. Desistindo deste sonho decidiu ser piloto de aviões o que fez com que tivesse partido qualquer parte do motor do avião o que causou com quem ele ficasse a sua presença no deserto Sarah.

Quando o principezinho  veio visitar a Terra encontrou o (escritor) narrador neste deserto e pediu-lhe para ele lhe desenhar um carneiro este escritor. O narrador, que já tinha desistido do seu sonho, disse que não sabia desenhar, mas o rapaz insistiu e ele tentou desenhar  algo. O rapaz não gostou, mas pela na sua terceira tentativa ele desenhou um carneiro e uma caixa para ele e ele o menino gostou. O escritor narrador também ficou maravilhado com o facto de o principezinho ter reconhecido as jiboias e não ter dito que era um chapéu como o resto das pessoas. 

Conversaram durante oito dias e o principezinho contou aventuras que passou e também falaram sobre o bem e o mal de algumas coisas.

Passados esses oito dias em que estiveram juntos no deserto o escritor  narrador sabia que nesse mesmo dia à noite a estrela do principezinho iria estar em cima do lugar onde caiu então eles despediram-se. 

Fabiana,

O teu resumo está muito pormenorizado o que deu para perceber toda a dinâmica da narrativa.

Faltou, no entanto, a tua opinião sobre a obra, que era muito importante.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O Principizinho

O livro "O Principezinho" conta a história de um menino aventureiro que vivia no planeta: Asteroide B612 e que durante a sua jornada caiu no planeta Terra.

Tudo começou quando o menino decidiu sair do seu planeta para ir visitar outros planetas perto do seu e então lá começou por visitar o Asteroide 325, que era habitado por um rei que não tinha ninguém em quem mandar. No Asteroide 326 encontrou um vaidoso que não tinha ninguém que o elogiasse. De seguida no Asteroide 327 habitava um bêbado, no 328 vivia um homem de negócios que só pensava em fazer contas, no 329 encontrava-se um acendedor de lâmpadas que tornava o dia em noite e vice-versa e por fim no Asteroide 330 encontrava-se um geografo que sabia onde ficavam os mares, vulcões, montanhas, rios, cidades entre muitas outras coisas e que aconselha o principezinho a visitar o planeta Terra. 

Na Terra encontrou o narrador desta história que, quando mais novo, tinha o sonho de ser pintor mas que ficou por terra e então decidiu tornar-se piloto de aviões. Encontraram-se pois o narrador teve um acidente e acabou por cair no meio do deserto do Saara.

Eles conheceram-se quando o principezinho  pediu para ele desenhar um carneiro e, após várias tentativas falhadas, o narrador desenhou uma caixa e ficou espantadíssimo quando o principezinho entendera o desenho (o carneiro estava dentro da caixa) pois quando era criança o narrador tinha feito dois desenhos: uma jiboia aberta e uma outra fechada que todos pensavam ser um chapéu e o principezinho foi o primeiro a interpretar corretamente os seus desenhos.

Depois conversaram bastante, principalmente o principezinho que contou todas as aventuras que teve dentro e fora do planeta Terra.

O narrador sabia que a estrela do principezinho ia estar por cima do lugar onde caiu ainda nessa noite por isso o principezinho deu-lhe a mão e despediram-se após passarem oito dias juntos no deserto do Saara.


Gonçalo,

O teu resumo está muito pormenorizado, o que é bom.

No entanto, não deste a tua opinião fundamentada sobre a obra, o que era muito importante.

Principezinho

 O livro que decidi ler foi “O Principezinho“.. 

(Fala) Narra a história de um menino que aterra na Terra quando deixa de habitar o seu asteroide, por um ano. Durante a sua visita encontra um aviador que tenta consertar o seu avião quebrado. O livro depois circula se em torno das histórias que o meninos de cabelos loiros conta ao aviador.

Foi muito cativante, com uma escrita filosófica, embora algumas partes do livro fossem um pouco difíceis de entender e interpretar.

Recomendo bastante a leitura deste livro, pois, mesmo sendo difícil, é bastante interessante as maneiras diferentes de pensamento em relação à vida das personagens.

Carolina,

Tenho algumas dúvidas sobre a tua opinião: o que devo eu entender por "escrita filosófica"?

A que "maneiras diferentes de pensamento em relação à vida das personagens" te referes?

Era necessário esclarecer bem estes pormenores.

O principezinho

 O principezinho era uma rapaz que fazia muitas perguntas. Ele vivia num planeta pequeno, até que encontrou uma flor que se tornou muito especial para ele. Mas ele decidiu abandoná-la.

Ele queria conhecer planetas novos e foi o que ele fez. Em cada planeta tinha uma pessoa diferente e estranha. Até que lhe disseram para ir visitar o planeta Terra, e ele foi. Chegando lá ele fez uma amiga (quem?)que se tornou muito especial para ele. Com isto ele percebeu as saudades que tinha da sua flor e decidiu voltar para o seu planeta.

Érica,

O teu resumo está incompleto e há um momento em que fiquei confusa: quem era a amiga especial que o principezinho encontrou na Terra.

Falta também a opinião sobre a obra, o que era muito importante.

Da próxima vez terá de haver um maior esforço.

O Fantasma de Canterville

 Esta obra retrata a história de uma família americana que adquiriu o parque de Canterville, mas esta propriedade continha um fantasma ,Sir Simon, desde que este assassinou a sua esposa , Lady Eleanor.

 A família do embaixador americano repugnou, primeiramente, a possibilidade de existir um espírito a vaguear pela casa, mas, com a presença de factos, a família Otis inevitavelmente não pôde negar a sua presença . Apesar dos horríveis feitos do fantasma, se uma criança de coração puro chorasse com ele, porque este já não tem lágrimas, se rezasse com ele, porque este já não tem fé, o anjo da morte terá teria  piedade do fantasma e a paz voltaria ao parque de Canterville.


Na minha opinião este é um livro muito interessante, pois o autor utiliza vários recursos expressivos como a ironia, dando brilho ao texto e conseguindo tornar uma obra de terror com em comédia. O escritor evidencia perfeitamente as diferenças sociais entre os Ingleses e os Americanos , mas na minha opinião a principal mensagem que o autor transmite aos leitor é que a bondade vence qualquer mal.

Muito bem, João Dinis.

Parecendo uma história de terror, não deixa de ter alguns momentos hilariantes.

É realçado o aspeto de duas sociedades muito diferentes: os Ingleses, muito tradicionalistas e crentes em almas do outro mundo, e os Americanos, muito pragmáticos, que não acreditam em assombrações. Por isso, o fantasma não tem muito a quem meter medo, pelo contrário.


Principezinho

O Principezinho é um menino muito curioso, ele morava em num planeta pequeno, então um dia ele decidiu conhecer outros planetas diferentes, Ele tinha uma flor muito especial que era de seu planeta  que ele a amava muito, mas, logo depois ele retorna ao seu planeta por estar sentindo falta da flor.

Simbell,

O teu resumo está muito incompleto. Se eu não conhecesse a história, o teu texto não me dava indicações suficientes. 

Para além disso não fazes a apreciação da obra, que era muito importante.

Eu sei que consegues fazer melhor.

Principezinho

 O principezinho é um menino muito curioso ele gosta muito de perguntar coisas as pessoas. Ele um dia decidiu abandonar a flor que ele ama e  decidiu  conhecer diferentes planetas em cada planeta ele conhecia pessoas bizarras. Ele foi até o planeta Terra onde encontrou um grande amigo mas com muitas saudades da sua flor decidiu voltar para o seu planeta.

Hugo,

Este texto está muito incompleto e mal construído. Um aluno do 9º ano tem de escrever muito melhor do que aquilo que está aqui apresentado.

Não há qualquer referência à opinião da obra, o que era muito importante.

Tu saber fazer melhor, mas...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Pé de laranja lima

 O livro conta-nos a história de Zezé um rapaz comum de cinco anos .

A vida de Zezé era tranquila e estável, Zezé vivia com os seus pais e irmãos e tinha tudo que era preciso para ser feliz, até que um dia o seu pai perdeu o emprego, e a sua mãe foi trabalhar para a cidade.

A mãe de Zezé como estava empregada ,passava o dia todo a trabalhar enquanto o seu pai ficava em casa.Com os problemas financeiros que começaram a aparecer a família de Zezé teve de mudar de casa, e encontar uma mais barata para também terem uma rotina mais modesta.

Como a sua nova casa tinha um quintal, Zezé  e os seus irmãos  escolheram uma árvore para cada um, Zezé foi o último a escolher e ficou com o pé de laranja lima 

A partir daí a árvore era a maior companheira de Zezé, surge daí uma forte amizade ,Zezé batizou o pé de laranja como Minguuinho 

Como Zezé vivia aprontando, os pais de Zezé, e os seus irmãos batiam-lhe sempre ,Zezé ia sempre consolar-se com o seu Minguinho.

Numa altura Zezé aprontou e apanhou tanto do seu pai e  da sua irmã que não pode ir a escola durante uma semana .

Além do Minguinho,Zezé tinha um grande amigo o Manuel Valdares ,conhecido como Portugal???.

Portugal tratava de Zezé como um filho dava-lhe toda a atenção, amor e carinho que o Zezé não recebia em casa a amizade que eles tinham a sua família não sabia .

Portugal e atropelado e acaba por falecer .Zezé adoece, para piorar a situação decidem cortar o pé de laranja lima que cresceu demais. 

A situação famaliar mudou bastante desde que o pai de Zezé arranjou um emprego.

Com os seus case seis anos de idade não se esquece da tragédia 

OPINIÃO 

Eu gostei imenso deste livro 

Acho que a família de Zezé devido a tudo que se estava a passar não justifica como tratavam Zezé. Este livro mostra que todos nós somos capazes de ter amigos sem o apoio dos outros, e mostra também que todos nós somos sensíveis e precisamos de amor ,atenção,  carinho ...

 

Sofia,

Ainda bem que escolheste esta obra que tem uma mensagem muito bonita.

domingo, 3 de janeiro de 2021

O livro principezinho

 No livro "O principezinho" o rapaz da história liga muito à opinião dos outros  e é muito inseguro consigo mesmo e, se alguém dissesse algo negativo, ele ia abaixo, mas depois fazia tudo por tudo para mostrar que isso era mentira. Iludia-se muito pelas as pessoas grandes com dizia no livro esta é a minha opinião ???

Ana,

Uma aluna do 9º ano tem obrigatoriamente de escrever muito melhor do que aquilo que me apresentas.

Isto nem é resumo nem é opinião:(

sábado, 2 de janeiro de 2021

"O Meu Pé de Laranja Lima"

 Resumo

Este livro conta-nos a história de Zezé, um menino de cinco anos, que pertence a uma família muito pobre e numerosa. Zezé aprendeu a lidar com a dor desde muito pequeno.

O seu pai estava desempregado e a sua mãe trabalhava numa fábrica para sustentar a família.

Era um menino sonhador, criativo, inteligente e sensível. No entanto, devido à falta de afeto e atenção da família, fazia muitas travessuras.

Para fugir à dura realidade da vida, este criou o seu próprio mundo de fantasia.

Por causa das dificuldades económicas, Zezé e a sua família tiveram de se mudar para uma casa mais barata. No dia em que foram visitar a nova casa, cada um dos irmãos escolheu uma árvore, mas Zezé foi o último, acabando por ficar com um pé de laranja lima.

Zezé tomou por confidente o pé de laranja lima, ao qual deu o nome de Minguinho. Também lhe chamava Xururuca. O menino compartilhava com Minguinho os seus segredos, as suas tristezas, as suas preocupações e os seus sonhos. Xururuca tornou-se o seu companheiro.

Zezé e os amigos gostavam de brincar ao “morcego”: penduravam-se no pneu traseiro dos carros e iam à boleia sem serem vistos pelo condutor. Ele tentou essa brincadeira no carro mais bonito da cidade que pertencia a Manuel Valadares. Mas, este apanhou-o e bateu-lhe. Contudo, este episódio marcou o início de uma bela amizade.

Portuga, como Zezé lhe chamava carinhosamente, tratava-o como se fosse seu filho. Este dava-lhe todo o amor e ternura que o menino não recebia em casa.

Um dia, o Portuga acaba por morrer num acidente.

Com a sua morte, Zezé entrou em choque e deixou de dar valor à vida. Ele ficou muito doente e, como ninguém sabia da relação dos dois, a família pensou que a razão por ele estar assim era que iam cortar o seu pé de laranja lima.

Finalmente Zezé melhorou, mas deixou de ser a criança que era.

Opinião

Eu gostei muito deste livro.

Ao início foi um pouco difícilpois o português do Brasil tem as suas características e tive de me adaptar à escrita.

Aquilo que me deixou mais triste foi a incompreensão da família relativamente à personalidade de Zezé. A família tinha os seus problemas e dificuldades, mas penso que isso não é justificação para a falta de sensibilidade e empatia para com ele.

Este livro mostra que, mesmo sem o apoio de ninguém, conseguimos criar amigos e um mundo onde possamos ser felizes, apesar de todas as adversidades.

Esta obra realça também a importância da solidariedade e do carinho. Mesmo sendo pobre, Zezé preocupa-se com aqueles que se encontravam economicamente pior do que ele.

 "O Meu Pé de Laranja Lima" é uma reflexão sobre o caráter transformador do afeto, a sua importância e os riscos da sua ausência para o bom desenvolvimento das crianças.

É uma leitura cativante e emotiva, que eu recomendo vivamente!


Muito bem, Catarina,

Parabéns pelo teu trabalho:)

Trilhos da escrita

 Este é um espaço livre para partilhar ideias e textos... será uma aventura!