terça-feira, 27 de outubro de 2020

Poluição dos mares

O mar é uma das maiores fontes de riqueza para o homem, porem o ser humano tem vindo a destruí-lo e se continuar a fazer provocará consequências inevitáveis para a humanidade.

O mar é explorado pelo ser humano com fins lucrativos, muitas vezes em excesso deixando problemas graves, um dos que mais se destaca é o derramamento de petróleo, que acontece de diversas formas como acidentes com navios petroleiros e o uso da água do mar para lavar os tanques de petróleo, a mesma é devolvida ao mar porém contaminada, o que resulta na morte de muitos animais e na contaminação da água do mar.

Outro problema que tem vindo a agravar- se é a pesca excessiva, que leva algumas espécies de peixes quase á extinção.

Esses são alguns dos vários problemas que interferem na poluição marítima.

Os cientistas afirmaram que, se o ser humano continuar assim irá sofrer as consequências num futuro bem próximo.

domingo, 25 de outubro de 2020

O Mar

O Mar dá riquezas ao homem que a terra não lhe pode dar. E nós conseguimos estar a acabar com a vida que nos dá tantas riquezas, poluindo o mar com tudo que vai agredir a biodeversidade maritima. O Homem criou ilhas de plástico, matam animais indiretamente com essa poluição,  e mesmo assim nao conseguem ver toda a produção de lixos que sao liberados para os oceanos. Alguns lutam pelo ataque a vida maritima, outros so pioram a situação porque só lhes importa o dinheiro. Se continuar-mos a este ritmo a vida na agua sera inexistente. Mas hoje ja se ve uma luz ao fundo do túnel com ongs e a ONU a querer ajudar nesta boa causa, salvaguardar a vida maritima. Como uma png que em julho deste mesmo ano retirou 103 toneladas de lixo, com um unico barco. E Cyrill Gutsch, um engenheiro alemão, que luta contra a poluição dos oceanos e criou uma ong chamada de Parley for the Oceans. Temos aqui alguns exemplos de quem ajuda a vida a manter-se na Terra.
Eduardo Pinto 9°C

A poluição dos mares

No fundo do mar a uma vida como fora dele é estão cada vez mais poluídos pele homem.
O mar traz recursos muito importantes para o homem como o petróleo que é um dos recursos que homem está dependente. As algas que são precisas para fazer medicamentos, na culinária para fazer produtos de beleza e fertilizante das terras.
O mar por vezes ajuda a curar doenças, a médicos  que até recomendo os pacientes a ir à praia para apanhar a araje do mar, os banhos de mar que fazem bem ao homem, mas também por vezes pode desenvolver doenças.
O homem pode fazer muita coisa para a poluição dos mares melhorar.
O homem quando vai às praias pode votar o lixo no caixote em vez de o enterrar na areia fazer menos desportos de barco para nao poluir tanto as águas, porque depois os peixes diminui e á mais pesca e etc.. 

A poluição marinha

O mar é um grandioso mundo subterrâneo.

Preenchido por água, nele existe uma abundância imensa de seres vivos, desde animais a plantas. É ele o principal responsável pelo regulamento do clima, proporciona-nos alimento (peixe e sal, por exemplo) e lazer. Além disso as algas produzem cerca de 55% do oxigénio do planeta, podendo também serem usadas em produtos medicinais. Sem o mar entraríamos numa decadência enorme. Ele é indispensável não só à vida humana mas também a todos os restantes seres vivos.

A verdade é que, mesmo sabendo da sua importância, continuamos a destruí-lo dia após dia. Diversos especialistas têm já vindo a alertar para este grave problema que se tem vindo a alastrar cada vez mais: a poluição.

A poluição dos oceanos pode ser causada de diferentes formas, porém, o principal culpado é o ser humano. Barcos petroleiros ou uma simples ida à praia irresponsável. Ambos contribuem para o agravamento deste problema. Um saco de plástico ou até mesmo uma “inofensiva” palhinha deixada na areia da praia, quando arrastada pelo mar, pode causar a morte a imensas tartarugas, por exemplo. 

Cabe-nos a nós, seres humanos, remediar esta situação, caso contrário estaremos a destruir uma das maiores extrações de vida do planeta Terra.

sábado, 24 de outubro de 2020

O oceano

 O oceano é uma extensa e rica fonte de recursos para a humanidade, é um meio de transporte, uma fonte de alimento e de energia, mas que enfrenta uma série de ameaças, onde se destaca a poluição, a destruição de habitats…

 O oceano é o lar dos mais variados animais, desde dos comuns peixes até aos tubarões mortíferos, polvos venenosos…, e de plantas, que ao contrário do que muitos pensam são os “pulmões” da Terra.

 Tudo isto está a ser destruído pelo Homem, que polui o oceano, quer através do derrame de produtos químicos, resultantes das atividades agrícolas e industriais, quer através do despejo de lixo nos mares.

 Tanta poluição tem efeitos devastadores, assim torna-se imprescindível a criação e reforços das áreas marinhas protegidas, de forma a preservar grande parte dos recursos oceânicos, e a impedir que o ser humano se destrua cada vez mais, a si e a tudo à sua volta.

A poluição do mar

 O mar é uma das maiores fontes de riqueza para o Homem, no entanto este está a ser compremetido por ações destruidoras da humanidade.

O mar é comprovadamente muito importante para as populações devido às produção de energia através das ondas , à alimentação e para o lazer. Contudo os especialistas alertam que um dos maiores recursos da humanidade está em enfermo por causa da poluição, por exemplo, vários animais falecem ao ingerir plásticos , está a aumentar o desiquilíbrio do número de algas e derrames de petróleo consequentemente há mais espécies de animais em risco de extinção e alterações climáticas que vai dar origem a vários desalojadas e quedas de rochas nas arrivas ou seja mais acidentes .

Os expertos no assunto são muito claros se não pararmos as futuras gerações vão viver na "lixeira"

O mar

 O mar é uma das mais importantes riquezas para o ser humano. Nele existe um mundo silencioso onde as conchas redondas se abrem, os cavalos-marinhos baloiçam, os polvos avançam com os seus mil braços e onde as flores dançam sem ninguém notar.

Do mar recolhemos alimento, com as algas fazemos produtos medicinais e alimentares, com elas as pessoas faziam estrume para os campos agrícolas, e muito mais. Mas em tudo o que o Homem toca destrói, por nossa causa os oceanos estão a ficar poluídos, muitas espécies marinhas estão a morrer. Pelas nossas emissões de lixo deixadas na praia as tartarugas, e mais espécies, pensam que os sacos plásticos são alimento e por isso morrem com asfixicia. Com os derrames de petróleo para os mares muitos peixes, aves, tartarugas morrem intoxicados mas também poluídos o seu habitat.

O mar é belo por cada coisa, mas tem um monstro suspenso em si, e esse monstro somos nós, porque se continuarmos a destroir, o planeta vai ter graves consequências para o futuro. 

Joana Costa, 9c n10

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O fundo do mar

 O mar é uma das maiores fontes de riquezas do homem e a nossa sobrevivência depende dela. Sem o mar nós não teríamos o sal como um alimento, não teríamos peixes para comer, nem teríamos as algas que são usadas para medicamentos.

Há uma vida no fundo do mar onde as plantas são animais e os animais são plantas. É um mundo silencioso que não atinge as ondas. E está cada vez mais em perigo, por causa das embarcações e petroleiros que naufragam no mar poluindo cada vez mais os mares. As pessoas que frequentam as praias, não tendo cuidado, poluem os mares com plástico e papéis o que faz com que as vidas do fundo do mar estejam mais expostas a perigos.

Por mais bela que seja cada coisa tem um monstro em si suspenso.

                   Inês Pinto, n°9, 9°C

Poluição dos mares

 Estima-se que por volta de 2050 exista mais lixo do que peixes no mar. Sendo uma das fontes de maior riqueza para o ser-humano, os especialistas têm vindo a alertar que a nossa ação destruidora irá comprometer o futura da Humanidade.

 Várias espécies marítimas estão em vias de extinção seja devido à pesca intensiva, como por exemplo a da sardinha, ou à destruição de habitats. Os petroleiros enquanto transportam o petróleo em alto-mar acabam por derramar oléos que causam danos irreparáveis e prejudicam a vida marítima. Se o Homem continuar a fazer do mar o depósito do seu lixo essa ação vai comprometer a sobrevivência das espécies e consequentemente do ser humano, visto que interfere na cadeia alimentar.

 Daqui a alguns anos, as próximas gerações não conhecerão o mar da mesma maneira que a sociedade de hoje em dia conhece, para tal não acontecer o ser-humano precisa de mudar as suas atitudes.


                                                                                                 Bruna Sousa  Nº3  9ºB

A poluição dos mares Sendo o mar muito importante para a sobrevivência da humanidade dele extraimos o peixe para nos alimentar ,as algas para cosmética ,medicina e alimentação . No entanto ,os especialistas tem alertado há anos a sua ação destruidora que provocará graves consequências para o futuro dos seres vivos . Quantos videos que passam nas redes sociais e nao só tambem nas noticias de peixes com plástico ,tartarugas presas em redes ,imagens dos oceanos cheios de lixo. A quantidade de lixo que é atirado para o mar é suficiente para causar problemas ambientais ,mas nao estamos só a falar de lixo tambem estamos a falar de petroleo . Geralmente algumas das causas da poluiçao de petroleo são vazamentos nas plantaformas de petroleo ,a água utilizada para lavar os reservatórios que tenham petróleo . Se o homem continuar a poluir e nao adotar medidas para salvar o planeta o futuro da humanidade está comprometido . Ana Monteiro n°1 9°B

A poluição do mar

 A praia não seve só para dar mergulhos e brincar !

O mar serve para : das algas produtos de beleza e de medicação , e também de alimento para o ser humano  . Mas o serve humano é uma das principais prejudicadores da poluição das águas . Se o ser humano continuar assim pode tirar vários habitat de espécies e pode pôr várias espécies em via de extinção .Se o ser humano consumir em pequena quantidade e não deitar fora . Uma das razões da poluição do mar é o petróleo por causa das exportações de peixe para o ser humano .  O ser humano pode ser o  primeiro a evitar todas estas situações  para vão para a praia evitar de poluir para o vem de todos os seres humano existentes e os que ainda vem . 

A poluição do mar

 O mar é um lugar cheio de biodiversidade que, o ser humano usa para se sustentar.

O mar, sendo uma das fontes de maior riqueza, o ser humano utiliza-o como fonte de alimentação, espaço de lazer, para extrair seres vivos para experimentos, extracção de plantas para a fabricação de cosméticos, a extração de petróleo, etc. Mas se o ser humano continuar a poluir as praias e a retirar a biodiversidade iremos tirar o habitat a muitos seres vivos que podem até mesmo se extinguir, para isso o ser humano tem que encontrar uma forma para evitar essas situações.
Para evitar isso o ser humano pode utilizar menos o petróleo, evitar deitar lixo na praia, não consumir as espécies em vias de extinção entre outras. 

O mar e o ser humano

 O mar é um dos ambientes mais ricos do nosso planeta e o local onde habitam diversas espécies que enriquecem a biodiversidade. Este oferece-nos diversos recursos indispensáveis à nossa vida.

No entanto, os seres humanos não conseguem reconhecer o quanto o mar lhes faz falta, estando a destruí-lo aos poucos. 

Tudo o que consumimos é plástico, o que se reflete na imensa quantidade que existe no mar.

Os humanos não depositam o lixo no local adequado, deixando-o na areia. Os animais marinhos acabam por ingeri-lo pois, confundem-no com alimento. Muitos morrem devido à quantidade excessiva de plástico que ingerem e alguns ficam presos em detritos, não conseguindo soltar-se e acabando feridos.

Pensa-se que em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar!

Para além de prejudicar a vida marinha, o ser humano está a prejudicar-se a si mesmo dado que, acaba por ingerir microplásticos, mesmo que involuntariamente, ao alimentar-se de peixe.

Há ainda o problema dos derrames de petróleo que afetam drasticamente todo o ecossistema. 

Ainda há pessoas que não sabem que o mar é essencial à nossa existência. O mundo só será um lugar melhor quando os humanos aprenderem a valorizar e a respeitar a natureza e os outros habitantes da Terra!

O Mar

 O mar é uma das maiores fontes de riqueza para o homem ,porque se extraí dele alimento ,recursos energéticos como o petróleo, sal e algas e outras espécies de plantas para o fabrico de produtos medicinais. A poluição que existe no mar é consequência do comportamento do homem. Se o comportamento não se alterar,daqui a alguns anos não existerão praias nem mar.A poluição está a danificar o mar ,está a haver extinção de animais ,e os recursos naturais estão a escassear , a biodiversidade marítima está a desaparecer. O mar é indepensável á nossa vida. O ser hunamo tem de proteger o mar para salvaguardar a vida marínha e o futuro das próximas gerações.  

Importância do mar.

 O mar é uma das maiores riquezas para o Homem e sendo assim devemos preservar o mesmo.

O Homem polui o mar de várias formas, seja
de acidentes de navios petroleiros ou até mesmo os barris de petróleo que lavam e deitam a água suja no mar, ou quando vão há praia e deixam materiais, comidas... no chão.
 E com tudo isto que referi acima temos várias consequências, como por exemplo o aquecimento global, os animais marinhos a morrer e a extinção dos mesmos já que muitos  morrem devido a tanta poluição ou devido à pesca excessiva que causa a diminuição da biodiversidade e tudo isto acaba por afetar os ecossistemas e as gerações futuras e estas gerações do presente também.
Por isso é importante arranjar soluções para este tipo de problemas, fazendo campanhas de sensibilização, não poluir, poupar água, arranjar outras maneiras para a lavagem de barris de petróleo, são algumas das soluções.

Vânia Peixoto 9A n20

A poluição


Neste texto vou falar sobre os números assustadores de poluição no mar que é um sítio que podemos retirar alimento, transporte e muitas mais coisas.
Uma das maiores fontes de riqueza está cada vez mais deteriorada pois o Homem não a sabe preservar. Um dos grandes exemplos é quando alguém vai à praia e deixa o lixo na areia, esse lixo mais tarde vai parar ao mar, que servirá de alimento para uma grande variedade de animais, sendo que esses alimentos podem-lhes custar a vida.
Outra causa da poluição marinha é quando há acidentes com petroleiros, que levam há falta de biodiversidade.
As descargas de lixo que são feitas no mar são altamente poluidoras.
Não se pode poluir o que é a casa de muitos seres vivos!

Luana Alves n°13 9°A

A poluição do mar

O mar é uma das fontes de riqueza para a humanidade, mas o ser humano não tem tido cuidado suficiente com o oceano e isso tem trazido graves consequências para a humanidade.

O mar está repleto de lindíssimas criaturas como: gigantes tubarões e baleias, peganhentos polvos, tartarugas, cavalos marinhos... mas o ser humano continua a destruir a biodiversidade marinha e a poluir os mares através do lixo que que deitámos ao mar, do lixo que deitámos aos rios que acabar por ir ter aos oceanos, existem também derrames de petróleo em alto mar, as fábricas atiram os descartáveis para os mares e todos estes fenómenos contribuem para a poluição dos mares e dos oceanos e para a diminuição da biodiversidade e extinção de algumas espécies marinhas.

O mar sendo uma das fontes de riqueza para a humanidade, deve ser conservadapois senão perderiamos uma das maiores fontes de riqueza do planeta. 

A poluição dos mares e as suas consequências

  O mar é uma das fontes de maior riqueza para o Homem, no entanto, o Homem polui muito o mar, o que o faz perigoso tanto para os seres humanos como para a biodiversidade marinha.

Os petroleiros hoje em dia são uma das maiores razões da poluição dos mares devido aos derrames de petróleo, ou aos acidentes nos petroleiros. Quando isso acontece a biodiversidade marinha desse local diminui drasticamente quase até à extinção de algumas espécies.

Mas não é só os petroleiros que poluem pois nas praias as pessoas atiram lixo para o chão. Hoje em dia existem muitas praias que têm mares de lixo, e a areia está completamente suja devido ao despejo de lixo nessas áreas. Devido a esta poluição imensa dos mares e do ambiente, os icebergues estão a começar a derreter e a aumentar o nível médio de águas do mar, o que faz com que em alguns anos muitos países irão ficar inundados e impossíveis de habitar.

A humanidade deve melhorar os transportes de petróleo e só pilotos profissionais podem conduzir o meio de transporte, para assim diminuir a quantidade de acidentes. 

Isto são alguns dos muitos factos que existem sobre este tema. 

A Poluição do Mar

 O mar é uma das maiores riquezas que o ser humano tem.

O ser humano pode tirar proveito do mar de várias formas, pode usá-lo como fonte de alimentação alimentando-se dos seres vivos que lá habitam, pode também usá-lo como via de transporte etc.

Apesar do mar ter imensas vantagens para o ser humano, nós continuamos a usá-lo sobretudo como uma lixeira enorme.
 
Apesar da quantidade elevadíssima de água que o mar possui, a quantidade de lixo que o ser humano despeja no mar é suficiente para causar graves problemas ambientais que podem causar a diminuição da biodiversidade marítima ou também pode causar a morte de algumas aves que ao irem-se alimentar de seres vivos que lá habitam  acabam por ingerir plástico.  
           
Caso o ser humano queira preservar o mar e os seus recursos por muito mais tempo tem que mudar os seus hábitos e diminuir ou até acabar com a poluição dos mares.

Ricardo Oliveira n°17 9°A

O mar


O mar é uma das maiores riquezas que temos, mas hoje em dia o mar é uma vítima nas nossas mãos. 

O mar é das coisas mais lindas que há no mundo aquele profundo azul,o mar é maravilhoso traz - nos tranquilidade,paz,amor tudo isso e muito mais.

O mar é violentamente uma vítima nas nossas mãos hoje em dia o ser humano quando vai à praia deixa sempre lá a sua presença com algo e nunca é nada bom nem para nós nem para o mar, a água da praia pode se tornar imprópria para banhos, pode causar danos na espécie marinha a morte de pássaros que se alimentam  de peixes contaminados. 

Se nós seres humanos queremos continuar a ver o mar limpo, e a poder ir à praia e poder ir a água temos que parar de fazer poluição.

Sofia Lopes 9A n18

Poluição dos mares

O mar é a fonte de riqueza do ser humano porque fornece uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. 

A poluição dos mares ocorre por causa de produtos químicos tóxicos, do derrame no mar de partículas, resíduos resultantes da atividade agricula, comercial e da desseminação de organismos invasivos que trazem efeitos negativos para o ecossistema. 

A poluição dos mares também, leva à extinção de algumas espécies que lá vivem. 

Os animais marinhos estão cada vez mais a morrer por causa do derramamento do petróleo que é considerado uma catástrofe ambiental. 

No mar forma-se uma mancha de petróleo que se propaga pelo mar e que contamina a água e mata milhares de animais peixes. 

Poluição no mar

 Hoje em dia poucas são as pessoas que tentam preservar a biodiversidade marinha.

Cada vez as águas do mar ficam mais poluídas mesmo que esse problema já seja alertado há anos. Existem grupos que se juntam e vão para a praia apanhar lixo,  tentando fazer com que não haja tanta poluição.

Poucos pensamos nisso mas o mar é uma das fontes de maior riqueza que temos, dá-nos alimento, plantas para produtos cosméticos e experiências científicas, ótimos momentos de relaxamento no verão e outros recursos marinhos.

No entanto são poucos os que refletem sobre isso e acabam por poluir com por exemplo, lenços, garrafas,plásticos, etc.

Muitos animais marinhos acabam por ingerir este lixo pensando que é alimento, o que faz com quem morram e se possam extinguir.

O homem tem de mudar isto!


Fabiana Martins 9A

Poluição do mar

 Podemos dar uns mergulhos para ficar la a relaxar.

E o que nos fazemos, deitamos lixo no mar, o petróleo e muito perigoso para o mar muitos acham que nao faz mal nenhum mas estão muito enganados e todos os animais do mar morrem por causa disse.
A quantidade de lixos deixados nas praias têm como destino final o oceano.
O habitat natural dos peixes e outra espécies têm de estar limpo para ele sobreviverem, como existe tanto lixo nos oceanos eles enganam se e comem plástico por exemplo e morrem.
O mar danos tantas coisas boas como, energia, podemos utilizá-la de várias maneiras, o mar também nos dá muitos alimentos como o peixe e outras coisas.

A poluição do mar

 A nível mundial existe muita poluição no mar, e o provocador disso é o ser humano.

Os petroleiros são uma causa para a poluição do mar, pois não só prejudicam o mar mas também quem vive nele.

Há animais que morrem por uma causa desnecessária que o ser humano podia melhorar. Há animais marinhos que muitas vezes ficam presos em fios e redes de pesca e acabam por morrer, e isso é muito mau para a biodiversidade  marinha.

Os plásticos transportam espécies exóticas, essas espécies tornam-se invasoras em novos habitats e acabam por destruir os ecossistemas.

Muitas aves marinhas também acabam por morrer pois 90% delas têm plástico no seu organismo, porque quando se vão alimentar comem mais plástico do que a sua própria comida.

O mar é uma fraqueza para o ser humano, ele deve ter uma atitude consciente face ao ambiente.

Destruição dos nossos mares

 O mar é uma das maiores riqueza para o ser humano e para os animais que lá habitam ou se alimentam daquele lugar.

 

No fundo do mar existem vários animais e plantas que precisam que a sua habitação esteja limpa para terem saúde, e várias pessoas pensam que lá por colocarem um pacote de batatas fritas pequeno que não vai fazer mal a ninguém, mas a estes seres vivos faz. 

Muitas pessoas acham que lá porque os navios de petróleo deixam no mar petróleo e que não irá fazer mal a ninguém, estão muito enganados esse petróleo derramado pode adoentar os animais dessa região ou outros animais que comem esses animais e que podem ficar doentes por causa desse mesmo petróleo e por causa disso podemos nos estragar a cadeia alimentar desses animais como também a nossa porque nós precisamos desses animais para sobreviver-mos. 


Poluição dos mares

 No mar há muitas riquezas para a vida do ser humano. No mar há muitos animais marinhos tentando viver com harmonia mas os seres humanos estragam essa harmonia. Os seres humanos carregam navios cheios de petróleo no mar, esses mesmos que têm acidentes e derramam milhares de toneladas de petróleo na água do mar e quando é derramado faz com que os animais marinhos fiquem presos ou comam isso e podem vir a morrer extinguido a sua espécie. Na praia encontra-se sempre lixo como por exemplo plástico, cigarros, garrafas de vidro, etc, como se isso chovesse lá. Os amimais marinhos não conseguem distinguir um saco de plástico com o alimento deles.

João Silva 9A N12

Mar Escuro

 O mar é uma das fontes de maior riqueza para o Homem, no entanto, os especialistas têm alertado há anos a sua ação destruidora e as grandes consequências para o futuro da humanidade.
 Pessoas que atiram sacos, latas, garrafas, peixes que são engolidos por eles.
Um "Mar Escuro" coberto por petróleo, barcos espedaçados no fundo dele, enormes catástrofes, mais e mais cigarros, papéis num mar de pedras amarelas, fios de luz no meio do mar, paredes de água e uns homens que se atrevem a passar por elas.
 Se o Ser Humano continuar a despejar os destroços para o mar, haverá graves consequências para a saúde e bem estar da futura humanidade.

O lixo no mar

 O mar ė uma das fontes de maior riqueza para o homem, no entanto os especialista têm alertado há anos para a sua ação destruidora e as graves consequências para o futuro da humanidade.

No fundo do mar deve haver a mesma quantidade de lixo que nas lixeiras, pois o homngista de comer peixe com plástico.A deramacao de petrolio no mar destrói muitos hábitats de peixes ou de outro animal marinho qualquer.O homem nao devera gostar se abrir a porta da sua casa é ver um monte de lixo espelhado mal cheiroso e o seu carro enterado no lixo.

Há algumas gaivotas que saíram da costa para ir para as cidades para achar comida porque o homem matá a maioria dos peixe.

Os especialistas estão a prever que daqui a alguns anos o oceano sera uma lixeira para o homem.

Mar destruído

 O mar é uma das fontes de riqueza para o ser humano e nós estamos a destruí-lo.

A anos que os especialistas estão a avisar e isso vai ter muitas consequências no futuro da humanidade,os derrames de petróleo esta a provocar fortes consequências está a existir menos tartarugas ficam prezas com máscaras ou consomem plástico e não pode continuar assim. O mar é essencial para o ser humano ele fornece muitas fontes de riqueza é necessário de peixe para nos alimentarmos e não  só o ser humano que necessita mas as gaivotas também para se alimentar, muitas das coisas que o ser humano usa do mar são as algas que serve como adubo para os agricultores, o ar do mar faz bem a quem tem problemas respiratórias quando se vai a praia é só lixo no meio da areia

A poluição do mar

 O mar é uma das fontes de maior riqueza para a humanidade, porém tem sido comprometida pela poluição dos mares.

O mar é uma enorme fonte de riqueza pois fornece ao Homem alimento, lazer e energia através das ondas e através do mar. Uma dessas riquezas são as algas que são utilizadas na medicina, na alimentação e para o uso em cosméticos.

A água do mar também pode ser usada na ajuda de alguns problemas respiratórios, tais como constipassões, na sinosite, entre outros.

Contudo especialistas têm vindo a dizer que estas riquezas têm vindo a diminuir divido à poluição dos mares.

Devido à poluição dos mares tem se verificado enormes problemas.Alguns desses problemas são que muitos animais confundem o seu alimento com lixo: plástico, redes de pesca, cigarros, podendo comprometer a biodiversidade marinha e também o ciclo alimentar.Outros problemas poluentes são derrames de petróleo no mar.

Serão necessárias medidas para que o ser humano continue a ser fornecido por riquezas marinhos.

O mar

 O mar é uma das fontes de maior riqueza para o Homem, no entanto os especialistas têm alertado há anos para a sua ação destruidora e as graves consequências para o futuro da humanidade. 

Os acidentes com petroleiros são catástrofes ambientais e têm causado cada vez mais problemas, cada vez mais animais mortos têm dado á costa por terem ingerido plástico confundindo-o com alimento e isso causa a extinção de várias espécies marinhas. 

Se o ser humano tiver cuidado, preserva-se a biodiversidade e a riqueza do mar, caso contrário, o mar não irá aguentar esta pressão toda e não se conseguirá regenerar



A vida no mar

 O mar é uma fonte de riqueza para o Homem, no entanto, os especialistas têm alertado há anos para a sua ação destruidora e as grandes consequências para o futuro da humanidade.

 O mar não só fornece alimento, como algas medicinais e lugares para descontrair. Também nele existe muita biodiversidade, como peixes e seres vivos, mas eles são afetados pela poluição que as pessoas fazem e o petróleo que os petroleiros derramam.

 Se todas as pessoas tivessem conhecimento do que se passa na vida marinha, o mar era mais belo e menos poluído. Algumas pessoas são sujas e deitam a sua sujidade ao mar invés de deitar ao lixo. 

A poluição marinha

  O mar é uma das maiores riquezas no planeta, de que o Homem tira bastante partido. Não só fornece alimento, como de várias algas medicinais e de áreas de lazer.

  Porém há muita poluição que destrói toda a biodiversidade que há no mar, todo o petróleo derramado e o lixo depositado no oceano, contribuem para a extinção dos seres vivos que deixarão, um dia, de ter um habitat.                                                              Já se vê a falta de alimento para as gaivotas, que agora se deslocam para as cidades em busca de comida. 

A mudança de comportamento é essencial para salvar a vida marinha e para gerações futuras conseguirem tirar partido também do que nos é fornecido pelo mar e também conseguir apreciar a sua beleza. 



O mar

O mar é uma das fontes de maior riqueza para o Homem, no entanto, os especialistas têm alertado há anos para a sua ação destruidora e as graves consequências para o futuro da humanidade.

O comportamento humano está a tomar ações destruidoras perante esta riqueza. A poluição feita pelo ser humano no mar está a levar a uma menor biodiversidade marinha, isto é, todas as beatas, plásticos, e papéis depositados nesta vida marinha está a destruir esta grande riqueza.

O futuro da humanidade estará comprometido se o ser humano continuar com estas ações destruidoras e não tomar medidas eficazes .



A poluição do mar

 O mar é uma das fontes de maior riqueza para o Homem, no entanto os especialistas têm alertado há anos para a sua ação destruidora e as graves consequências para o futuro da humanidade.

 Os seres humanos são dos principais causadores da destruição dos mares. A situação está cada vez pior devido ao lixo e plástico, deitado ao mar, aos resíduos nucleares que contaminam as algas, às descargas industriais e agrícolas e águas residuais. Devido a estes causadores da poluição dos mares, muitos animais marinhos morrem e, cada vez mais, as gaivotas vão para as ruas.

 Se o ser humano permanecer com estas atitudes destruidoras da vida marinha, o mundo futuro estará comprometido. A mudança deste comportamento irá contribuir para a riqueza que o mar é!

 

Um mundo a ser destruído

 Uma vida no fundo do mar um mundo desconhecido talvez, que nós humanos estamos a matar. O mar é mais importante do que parece!

Precisamos dele para várias coisas na nossa vida,por exemplo alimentação, medicina, agricultura...

O mar tem muitos benefícios para o nosso bem estar, para além de todos os benefícios no dia a dia ele traz nos um lugar onde podemos relaxar, ouvir as ondas, e nos acalmar...

A poluição é das piores coisas que existe está a acabar com o mundo... E o mar também, a água fica poluída os peixes morrem, as algas morrem e não dá para os medicamentos, depois não dá para agricultura...

O mar é muito importante para a vida e o mundo maior parte do nosso mundo é mar...o mar é um mundo incrível, espécies de animais, a água limpa com o som das ondas, isso torna um espaço incrível.

Infelizmente está a ser destruído por nós humanos! Temos que parar com isto... A poluição vai matar o mundo!

Lara Raquel 9-C


Fundo do mar

Fundo do mar

No fundo do mar, plantas e animais

Grandes e coloridos com sons divertidos

 No fundo do mar há poluição 

Peixes a morrer e o mar a ficar sem cor 

Uma vida debaixo de água 

A ficar cada vez mais destruída 

O mar um sítio onde se relaxa

Onde a imaginação percorre pelas ondas

Castelos de Areia, construídos pelas crianças 

E os barcos a navegar no azul do mar 

O som das gaivotas 

O sabor dos gelados

A areia fria e quente 

E a agua fria e salgada 

Uma vida cheia de imaginação 

Cada vez mais destruída 

A vida no fundo do mar 

Onde qualquer criança gostava de viver 


Letícia Torres 9C


A poluição do mar

 O mar é uma das maiores riquezas do Planeta para muitos seres vivos incluindo o ser humano.

Para o Homem o mar é uma das coisas mais importantes pois danos comida, medicamentos, tratamentos e etc. 

Mas cada vez mais poluimo-lo mais, com acidentes de petroleiros que é uma das piores coisas que acontece ao mar e até mesmo nós quando camisa praia e deixamos ficar papel, plástico, etc.

E cada vez mais essa fonte de recursos que o Homem têm está a ser destruída e se nós não começarmos a parar agora, esses recursos já não vão existir para as próximas gerações.

O mar

 Lá no fundo do mar existe um mundo imenso totalmente diferente do nosso onde as plantas são animais e os animais são flores.

O mar faz parte de nós, sem ele o mundo iria mudar imenso porque precisamos do sal, das algas para medicamentos e o mar é um lugar de liberdade onde todos podemos fazer o que quiser.

A poluição tem vindo a estragar o mar cada vez mais. Cargueiros, petroleiros, plástico, etc... Tem vindo a matar imensos animais do oceano mas também a acabar com toda a vida marítima.



Rúben Gonçalves n18 9C

A poluição do mar e do ambiente

O mar é um local muito poluído , pois por culpa das fábricas quanto libertam o petróleo e os petroleiros , também uma grande causa da poluição é quando as pessoas deitam lixo ao chão , quando as pessoas sujam as praias .         Todas as pessoas aviam de reciclar porque quando o lixo é deitado são chão , chove , a água da chuva leva o lixo para os rios , dos rios para o mar e depois o lixo mata as plantas e os animais. Os animais e as plantas do mar são muito fundamentais para a nossa vida , como para os alimentos,  para a beleza, para os medicamentos e também ajuda muito para os problemas respiratórios. Para concluir as pessoas e os petroleiros devem de ter mais cuidado porque se continuarem a poluir as praias e marés estão também a estragar as saúde de cada um de nós .


Rúben Bessa

N 17

9C 


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A poluição

   A poluição ambiental é qualquer atividade acidental ou intencional capaz de causar danos ao meio ambiente com consequências negativas para os seres vivos. A poluição ambiental vem acontecendo ao longo dos tempos, mas acontece mais com a industrialização e a urbanização. É o resultado do excesso de libertação de poluentes, matérias ou energia. 


   Existem várias formas de poluição ambiental dependendo dos poluentes e do lugar onde acontece mais poluição é nós artigos descartáveis e muitos deles não degradáveis nem recicláveis por exemplo garrafas de todo o tipo, caixas, papel, plástico e que contribuem para a produção excessiva de lixo; gases provenientes de carros e de fábricas; sons excessivos causados por ruído de motores diversos e buzinas de carros.

Luciano  Cunha 

N°14

9°A

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Escola Virtual | 9.º ano - Português - Texto expositivo

Este vídeo exemplifica de forma objetiva o que é e como se planifica um texto expositivo. Lê com atenção o seguinte poema e presta atenção à sua mensagem.
O mar é uma das fontes de maior riqueza para o Homem, no entanto, os especialistas têm alertado há anos para a sua ação destruidora e as graves consequências para o futuro da humanidade. Tarefa: Redige um texto expositivo, com cerca de 150 palavras, onde abordes o problema da poluição dos mares, seja ela provocada pelas grandes embarcações e petroleiros, seja por culpa daqueles que frequentam a praia. Bom trabalho.

Concurso Nacional de Leitura 2020/2021



 Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura.

Inscreve-te, convida os teus colegas e embarca nesta aventura. Um livro, um desafio...

Para teres acesso aos livros, requisita-os na biblioteca da escola ou acede ao pdf.

file:///D:/2020-2021/Departamento/Atividades/CNL/meu_pe_de_laranja_lima.pdf

file:///D:/2020-2021/Departamento/Atividades/CNL/O%20fantasma%20de%20Canterville.pdf 

file:///D:/2020-2021/Departamento/Atividades/CNL/O_Pequeno_Pr%C3%ADncipe_Ilustrado.pdf


Boas leituras 📖

http://www.buscadaexcelencia.com.br/wp-content/uploads/2010/08/O_Pequeno_Pr%C3%ADncipe_Ilustrado.pdf http://www.jfpb.jus.br/arquivos/biblioteca/e-books/meu_pe_de_laranja_lima.pdf file:///C:/Users/Ermelinda/Downloads/3-O%20Fantasma%20de%20Canterville,%20Oscar%20Wilde%20(1).pdf

terça-feira, 13 de outubro de 2020

As minhas férias

 Devido a esta pandemia as férias tiveram que ser um pouco diferentes ,tivemos que nos adaptar e fazer maioria das coisas em casa .

A maior parte das minhas férias foram passadas em casa , pois tinha medo de sair . Mas no entanto tenho que admitir que sai  ,aproveitei nestas  para dar passeios com os meus pais e conhecer vários sítios interessantes de Portugal que não conhecia.

Não tenho muito que falar das minhas Férias. 

Foi uma experiência terrível espero nunca mais repetir !

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

As minhas férias

 Este verão foi um pouco diferente do anterior, não pude conhecer novos países por causa da pandemia, mas não era isso que me ia arruinar as férias.

No dia 4 de agosto eu, os meus irmãos e a minha mãe por volta das 8:00, partimos da nossa área de conforto para o Algarve onde ficamos numa casa com piscina e jacuzzi para desfadigar dos dias exaustantes. Depois de organizarmos as roupas e tralhas que trazia-mos, fomos vistoriar a aldeia onde hospedamo-nos e com o saco sem fundo almoçar a um restaurante vegano. Nos dias seguintes disfrutamos das famosas praias algarvias, que já estava com saudades do sabor a mar, por fim, no último dia eu e os meus irmãos fomos ao "slide&splash" onde me diverti bastante nos escorregas d'água multicoloridos como auroras boreais.

Seguidamente voltamos para o nosso destino alegres e agradados.

As minhas férias

 As minhas férias começaram a 15 de julho, ainda eram 6:00 da manhã e já estava acordado para seguir viagem para o Algarve, aldeia da Luz com os meus pais, o meu irmão, a minha avó, a minha tia ,a minha prima e como não podia deixar de ser o Mirro o cão da tia . Ás 7:00 ainda com pelo de galinha por causa do frio o motor arrancou para seguir viagem por mais de 500 quilômetros. 
 Já  tocava o sino para as 13:00 quando chegamos ao destino final, estava ansioso para maravilhar-me com as belas paisagens da praia da Luz mas a barriga já fazia horas.
 Logo depois de matar a fome fomos encantar-nos com a majestosa aldeia pela tarde ou melhor dizendo por um dia e meio pois é uma beleza divina que nunca acaba.
 Depois de nos apaixonar pela a região fomos refrescar e aproveitar a praia e eu como não podia deixar de ser mal vi o mar dei corda ao sapato ou melhor dizendo ao calção e mergulhei pelo mar adentro, este que parecia  termas.
 No dia seguinte de ter comido a cremosa bola de Berlim e de desfrutar da praia fomos à ventosa cidade de Sagres mais concretamente ao Forte de São Vicente. O Forte era o sítio de vigia da cidade e da costa algarvia mas tinha tanto de bela como de vento mas não tirava o esplendor à cidade.
 No dia seguinte voltamos para a nossa terra natal felizes e satisfeitos. 









 Devido ao Corona vírus eu e a minha família não tivemos a oportunidade de sair tanto de cas a como em outros anos, em vez ficamos mais em casa, onde fiz coisas com ver filmes e televisão, ouvir música.

 Mesmo assim também visitamos algumas cidades portuguesas com Caldas da Rainha, onde encontramos uma praia enorme como um deserto. Lá também vi muitas peças de arte no museu José Malhoa e o museu da cerâmica.

Além disso fomos, cerca de uma semana, para Vila do Conde e ficámos num perfeito apartamento muito, mesmo muito perto da praia. Essa semana fomos para a praia os dias todos para apanhar  banhos de sol.

Também fomos à ilha das Berlengas mas para chegar lá tivemos de ficar trinta minutos num barco. Quando chegamos era uma pequena e bonita ilha com uma pequena praia. Depois do dia todo na ilha voltamos par casa. 


As minhas férias

 Devido à situação que estamos a passar, as férias não correram como nós esperamos.   Apesar de o objetivo ser estarmos ser estarmos isolado, tentei aproveitar o máximo, saindo de casa ou não.

 Com as medidas de segurança, fui à praia e também fui à piscina algumas vezes, com os meus amigos.

 Alguns dias, fiquei em casa a ver televisão, ver séries e a jogar com os meus amigos, sendo que não era aconselhável sair de casa.

 Foram umas férias diferentes e estranhas mas consegui-me adaptar.

  Rui N°20 9°B

As minhas ferias

 Este ano devido a esta pandemia eu e a minha familia decidimos nao sair do pais e visitar algumas cidades portuguesas .

Visitamos o Gerês. Passamos lá dois dias, onde acampamos, visitamos ainda dentro do geres a sua floresta e a praia formada pela agua quente das termas.
Antes das ferias acabarem eu e a minha familia fomos de comboio ate a estaçao do S.Bento no Porto ,visitamos a rua de S.Catarina e fomos a ribeira . Tambem estivemos na praia com as medidas de segurança . Maior parte do meu tempo estive em casa a ver filmes, series , fui para a piscina com algumas amigas .
Foram umas ferias diferentes mas agradaveis .

Ana Monteiro n°1 9°B

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

As minhas férias

 

Devido á situação q estamos a passar, as férias não correram tal como esperamos. Apesar de o objetivo ser estarmos isolados,tentei aproveitar ao máximo, saindo ou não de casa.
Com todas as medidas de segurança, fomos á praia dar uma caminhada e sentir o seu relaxamento e fui também várias vezes á piscina, divertir me com os meus amigos.
A maior parte dos dias fiquei em casa a descansar, a ver séries, filmes, fazer chamada com os meus amigos ou distrair-me com qualquer outra coisa, sendo q não era aconselhável sair de casa. 
Foram umas feiras bastante diferentes mas eu acho que me consegui adaptar, pelo menos da melhor maneira.

Sofia n°22 9°B

As minhas férias

 Bom esse ano foi muito diferente, mas deu para aproveitar um pouco as férias este ano fui para à praia com minha família e com alguns amigos brasileiros que moram em Braga também fui ao Gerês com um grupo de pessoas também fui a Espanha pela primeira vez, fui ao x-água com minha família, dormi na casa dos meus amigos fui à praia ver o pôr do sol, terminei um livro e fiquei muito orgulhosa de mim mesma era para eu ter ido ao Brasil mas não deu para ir e aprendi várias coisas sobre mim nessas férias também me diverti e curti fomos meus amigos e familiares.


As minhas férias

 Este ano tive umas férias muito diferentes em relação ao ano passado. Por causa da pandemia(COVID-19) tive de ficar aproximadamente 6 meses em casa. No decorrer desse tempo, fiz diversas coisas, tais como: jogar vídeo jogos, aprender a cozinhar, ir à praia, ir à piscina, brincar com o meu primo e com o meu cão. Sai poucas vezes de casa devido ao que estava a acontecer, apenas saia para comprar bens essenciais.

  O que ficou na minha memória foi a ida a Troia, mais concretamente, Península de Troia onde estive num Resort & Village. Era um local muito sossegado e calmo onde transparecia a paz e, por isso, pude aproveitar o melhor da Natureza, juntamente com a minha família. Fizemos inúmeras atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e fazer caminhadas. Relativamente à praia, o mar era esplendido, embora a água era um pouco gélida, mas sabia bem com o calor que se fazia sentir.

  Gostei muito destas férias, porque apesar do que estava a acontecer no mundo, criei hábitos e rotinas que até então, não tinha adquirido.  

As minhas férias

 

  Este ano, as férias não decorreram como esperado, tivemos que nos adaptar a grandes diferenças nas nossas rotinas. 

  Embora tenha ficado desolada, por não poder ir para o Algarve, como de costume, eu e a minha família acabamos por visitar vários sítios mais perto de onde vivemos. 

  Com todas as devidas precauções, visitamos, a beleza natural que é o geres. Vimos as fontes, vimos as termas, vimos todos os animais que habitam a floresta. 

  Antes de acabar o verão, fomos também visitar a praia, com o distanciamento social exigido pela dgs, e embora as do norte sejam um pouco mais frias, isso não nos impediu de aproveitar os dias que passamos lá. 

  Mesmo não sendo as férias que havia previsto não foram desagradáveis, só foram diferentes.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

As minhas férias

Com toda a  nossa situação,  foi umas férias um tanto quanto  diferentes , mas não deixaram de ser divertidas.

Passei imenso tempo com a minha família ,  visitamos imensos  lugares novos que ainda não tínhamos visitado. 

Passei grande parte do tempo em casa , mas fazíamos atividades interessantes  como , jogar a jogos , ver filmes , testar novas receitas , caminhar , competições variadas.

Visitamos Santa Cruz  , a Serra da Estrela e os passadiços do Sistelo.

Nos dias de mais sol , íamos a diferentes praias e piscinas.

Passei também algum tempo com os meus amigos não apenas presencialmente mas também virtualmente.

O Covid-19 impediu-nos de fazer imensa coisa , mas contudo , vivi um verão  super bom como todos os dos anos anteriores.

Aprendi que devo aproveitar o verão ao máximo ,  pois apesar de ser muito tempo , podemos passar tempos incriveis ao lado de quem mais gostamos de conviver.




As minhas ferias

 Este ano foi um ano muito dificil para todos devido ao covid-19 mas consegui passar uns bons dias fora de casa apesar de ter ficado maior parte do tempo em casa

Fui ter com os meus tios a sesimbra durante 3 dias que ja foi muito bom,fui a praia e fiz uma caminhada a beira mar e tambem fui visitar o meu primo e a minha bisavó que ja não via a 6 meses a França.Foi muito dificil ir para la por causa do vírus mas foi muito bom matar as saudades.

 Com a minha familia fomos todos a Coimbra para aproveitar o momento em familia que ja nao tinhamos desde o natal por causa da quarentena 

As minhas férias

 Este ano minhas férias foram diferentes dos outros anos por causa do confinamento. 

Eu passei grande parte das minhas férias em casa com a minha família.
Nas minhas férias eu passei meu tempo a descansar, ver filmes e séries, ouvir música, brincar com o meu primo e fui para a piscina. Aos fins de semana eu ia para a casa dos meus avós e passava lá o dia.
Este ano, em Agosto, fui para um parque de campismo em Angeiras e passei lá uma semana com os meus pais e os meus avós.
Em Setembro fui passar um dia no Gerês com a minha família. Nos divertimos muito e vimos paisagens muito lindas.
Foi assim que passei as minhas férias e apesar da pandemia elas foram divertidas.
Filipa Costa n°8  9°A

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

As minhas férias

Este ano as minhas férias foram um pouco diferentes do que eu imaginava,eu não esperava que iria surgir uma doença pandémica que iria mudar completamente a minha rotina e is meus planos.
Com a pandemia ficamos em quarentena o que limitou muito os meus planos,tive que restringir a frequência com que saía de casa e fazia viagens.
Mas apesar disso consegui ter umas férias agradáveis,a minha primeira viagem foi quando fui á praia, estava tudo perfeito,o clima perfeito, a temperatura perfeita e o sol chamava por mim.
Foi um dia de praia comum mas muito bom porque já não tinha um dia assim á algum tempo.
A minha segunda viagem foi quando fui a Vila de Conde, fiz diversas coisas divertidas lá mas entre elas a melhor foi a ida a uma piscina,era uma piscina aberta e foi uma das melhores piscinas que já fui!
A piscina circular era muito grande e ia aumentando a profundidade dela até chegar a 3 metros, o que eu achei de diferente nessa piscina é que em volta dela tinha uma espécia de "rio" que rodiava a piscina toda o que era muito bom para nadar.
A piscina em si era muito boa mas o que mais me chamou a atenção foi que ela tinha uma prancha, na parte funda da piscina tinha uma plataforma com uma escada onde no topo tinha uma prancha e era muito alto,ela já parecia alta de baixo mas quando subi eu tocava no sol.
Em resumo foi um ótimo dia de piscina e essa foi mais uma das viagens que eu fiz nas férias.

Linha do douro

A história que venho aqui contar é de quando a minha famila e eu, fomos a régua de comboio. Acordamos e fomos diretos á estação. Chegando o comboio, se inicia a jornada.
As belas vistas das vinhas, casas isoladas, estações abandonadas e do proprio rio douro e os cruzeiros que la passam.
Chegando á régua ja vinhão as senhoras querer vender os seus rebuçados, passeando pelas ruas  acabamos entrando no museu do douro onde se via muitos instrumentos antigos tanto do vinho, quanto para o azeite. Tambem tinha o tipico barco Rebelo que transportava o vinho para as adegas no porto e vila nova de gaia e ai se fazia o vinho do porto.
Até vimos por coincidência a espera do comboio de ida um comboio a vapor. De vinda para casa foi o mesmo passseio mas ao contrario.

As minhas férias

Dadas as circunstâncias, as férias deste ano foram um pouco diferentes mas, ainda assim, bastante agradáveis.

Com o confinamento não foi possível desfrutar das mesmas atividades habituais, daí grande parte das minhas férias terem sido passadas em casa. 

Apesar de toda esta situação houve momentos bastante bons: fui imensas vezes ao Gerês, uma serra linda, onde podemos observar a tranquila natureza e a límpida água das lagoas. Fiz imensos piqueniques ao ar livre, não só no Gerês mas também em outros parques, sempre na presença da minha irmã e, claro, da mãe-natureza.

Fomos também à piscina a às compras juntas, tomando sempre as precauções necessárias.

Nos restantes dias fiquei em casa a descansar, a assistir séries ou a distrair-me com

qualquer outra coisa, visto que não era possível sair de casa.

Tal como disse anteriormente, foram umas férias diferentes mas todos nos adaptamos da melhor maneira possível e acho que, pelo menos as minhas, acabaram por ser bastante divertidas.

As Minhas Férias

 Para começar essas férias não foram muito boas por causa do covid ,mas até que tentei aproveitar o máximo que podia,assim que as aulas em França vim pra Portugal fui a praia com a família que já fazia muito tempo que não os via,fui visitar Aveiro que não conhecia muito aproveitei muito andei de barco com os meus pais perdi até o medo de andar nisso ,fui também a piscina com amigos que já não via também a muito tempo .Depois disso passei o resto das férias em casa porque até que gosto de ficar no meu cantinho ,também ir caminhar e até que chegou o dia de voltar às aulas foi bem legal pois comecei em uma nova escola onde gostei de ter conhecido pessoas novas 

domingo, 4 de outubro de 2020

As Minhas Férias

 Dadas as circunstâncias que nos encontramos devido ao Covid-19 tivemos de nos adaptar e fazer algumas alterações por isso decidimos passar cinco dias no Alentejo e percorrer a Costa Vicentina.


Como tivemos os planos inicias arruinados passávamos as tardes na piscina ou a descansar. Aproveitamos também uns dias pelo Alentejo onde fizemos campismo e estivemos em contacto com a natureza. Foram dias bastantes produtivos e cheios de alegria. As praias eram maravilhosas, água azul cristalina e areia fina como vidro. 

Foram umas férias diferentes mas bastante divertidas. 



 

As minhas férias

 Devido á pandemia que estamos a viver, as minhas férias foram um pouco diferentes do normal.

Fui várias vezes á praia com a minha família e passei inclusive uma semana na Póvoa de Varzim, onde apanhei banhos de sol , onde mergulhei e nadei como se não houvesse o amanhã, onde me diverti imenso! 

Tive também a incrível oportunidade de acampar num sítio tão verde, acordar com a natureza fazia o meu dia e ver o sol cair no mar ao fim do dia era ainda melhor !

Mesmo com a situação que vivemos foram maravilhosas férias!

As minhas férias

 Este ano as minhas férias foram bastante diferentes de anos passados,onde costumava passar férias em Espanha,mas devido às circunstâncias que o Covid-19 nos colocou, preferimos não arriscar. Porém mesmo com as restrições que tivemos, tive ótimos momentos na mesma.

Nos primeiros dias das férias fiquei apenas por casa, e via bastantes séries e filmes, jogava video-jogos, entre outras coisas.

Passei vários dias na praia com a minha família e amigos. Conheci zonas magníficas do norte de Portugal. Zonas como o Gerês, onde tive um ótimo dia numa praia fluvial, rodeada de uma lindíssima paisagem, e visitei também a Régua e Rezende.

Passei uma semana em Crestuma com uns primos meus, numa casa com piscina e com vista para a praia. Passei muitas horas na praia e desfrutei do sol,da água e das cremosas bolas de Berlim.


sábado, 3 de outubro de 2020

As minhas férias

  Neste ano atípico onde tudo foi diferente, as minhas férias continuaram aparentemente normais mas, depois de um longo confinamento, pareceram ter um sabor especial.

 Este ano as minhas férias foram passadas no Algarve com os meus pais e os meus tios, numa casa de família bastante agradável. Passei essa semana a conhecer praias fenomenais, a descontrair no mar sereno e a desfrutar de maravilhosas bolas de berlim.

 Quando voltei ainda tive tempo para umas belas idas à piscina com amigos, para uns passeios em família pelo país, incluindo um magnífico passeio de barco no rio Douro e para relaxar em casa a ver filmes.

  Assim passei umas belas férias de verão em tempos adversos, mas não menos especiais.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

As minhas férias

Eu nas minhas férias de verão não pode fazer o que tinha planeado devido a pandemia .
Mas obetei por conhecer vários pontos do país, fazendo um roteiro e aproveitei enquanto visitava andava de bicicleta . Tive oportunidade de surfar algumas das ondas da Narazé . Também tive na bacalhoa Buddha Éden . 
Depois tive várias vezes na piscina com os amigos . Foi duas semanas com os meus primos para o gerês , onde praticamos várias atividades tais como : rapel , rafting , escalada , paintball, parkour . 
Apesar da pandemia consegui divertir-me imenso . 

As minhas férias

 Eu nas minhas férias não fiz muita coisa ,comparado com os outros anos.

Mas pelo pouquinho possível diverti-me, passei uns dias no Gerês com a minha família, no entanto também passei uns dias na Póvoa de Varzim. Uns dias antes de começar a escola , eu e um grupinho dos meus colegas estávamos juntos ao fim do dia ,também cheguei a ir com algumas colegas à piscina .

E assim foi o meu verão aproveitado da melhor forma .O que eu mais gostei foi de estar com a minha família, sabendo que estavam bem. 

                                            Joana Vaz 9A

As minhas férias

 As minhas férias foram para eu aproveitar ver filmes ,dormir ,comer , também ia quase todos os dias para a piscina,  mas também fui para Esposende. Esses dois dias que passei na praia apanhei um grande escaldão, começei a esfolar parecia  uma cobra.

 Houve um dia  que fui passear para a Póvoa de Varzim nesse dia exprimentei uma comida nova ,frascessinha de kebab sinceramente não sou muito fã, depois de sair do restaurante fomos dar um passeio só que estava muito vento e frio ,por isso fomos embora ,entretanto páramos numa esplanada para  beber um copo .  Nesse dia cheguei a casa á 1 da manhã ,também fui ao shoping e basicamente foram as minhas férias .



Ana Rodrigues 

As minha férias

Este ano as minhas férias foram bastante diferentes devido a esta situação em que vivemos mas isso não significa que elas não tenham sido maravilhosas.

As minhas férias foram passadas basicamente em casa com o meu vizinho, todos os dias nós víamos series, jogávamos XBOX e fazíamos algum desporto com a piscina que tenho em casa e com o pouco de futebol que jogávamos. Mais para o fim das férias eu já fui saindo mais de casa, fui passar um fim de semana no Gerês e pude voltar a ter contacto com alguns membros da minha família que já não via á algum tempo. Entretanto durante estes tempos difíceis nasceu mais um primo meu e felizmente ninguém teve nenhum tipo de problemas. 

Estas foram as minhas férias durante este tempo de pandemia em que vivemos. 


Gonçalo Pinto Alves n9 8A 


As minhas férias

Eu estas férias não fiz muita coisa da qual tinha planeado devido a esta pandemia. Mal acabaram as aulas online eu fiquei algumas semanas em casa e as vezes ia a casa de alguns amigos mais próximos. 

Quando os meus pais ficaram de férias tinha planeado ir uma semana para  Benidorm mas acabei de não ir por causa desta pandemia. 
Fui durante alguns dias para a praia como por exemplo Póvoa do Varzim e Mindelo.
Um dia fui a Fátima e também fui a Nazaré onde por coincidência encontrei um amigo meu que estava lá de férias. Foi engraçado pois ele mandou me uma mensagem a dizer que também estava lá e então fui com o meu primo ter com ele e passamos uma tarde incrível.
Também fui a Albufeira do Azibo com esse mesmo primo e com outros.
Foi assim que passei as minhas férias.
Fabiana Martins 
N:7 9A
 

As minhas férias

Nas minhas férias, que este ano foram atípicas devido há situação que ainda estamos a viver tentei aproveitar as férias sem sair muito de casa. 

Mas claro que saí algumas vezes para ir há piscina, há praia, ou dar um passeio com a família entre outras coisas. Quando estava em casa via filmes, séries, ouvia música, estava no telemóvel e falava com os amigos.

Claro que entretanto também estive com alguns amigos pessoalmente e alguns familiares que evitei o contacto enquanto a situação não estava muito controlada.

E estas foram as minhas férias! 


Luana Alves 9°A n°13

As minhas férias

 O confinamento mudou parte das minhas férias do verão passado.

Com tudo isto, não fui para a casa dos meus avós onde costumava passar as férias todas  com o meu primo.

Fui á piscina com meu irmão e primos e foi uma animação, fui à praia  da Póvoa, Cabo do Mundo e também ao Gerês com a minha família.

Fora isso as minhas férias foram passadas em casa. Vi filmes, desde luta até ação, séries, ouvi música, toquei órgão, ouvi música, joguei computador e sempre que o meu irmão estava em casa ia correr e andar de bicicleta com ele.

Apesar da situação da pandemia , e eu chegar ao ponto de não saber mais o que fazer, estava na seca, e não via a hora para voltar à escola para voltar a estar com os meus amigos e amigas.

Estas foram as minhas férias.

Maria Martins   n˚  15  9˚ A




As férias possíveis

 Este ano passei as minhas férias com os meus pais e a minha irmã na Praia Fluvial da Ribeira situada em Macedo de Cavaleiros, Bragança. Partimos no dia 21 de agosto, pela manhã e regressámos no dia 25 ao final da tarde.           

A praia tinha todas as condições propícias à situação atípica em que nos encontramos.    

 O sol escaldante aquecia a areia e castigava os nossos pés.                                            

A água sabia bem para nos refrescarmos e era tão límpida que parecia que reluzia. As bóias das crianças faziam com que a água fosse um arco-íris repleto de cor.                 

Os barcos formavam pequenas ondas que corriam atrás de nós.                                        

 A vista da praia era magnífica, era uma paisagem incrível, a natureza em plena harmonia.                                                    

Para além de irmos à praia também passeamos pela cidade.                         

Apesar de todas as restrições, estas férias foram boas para relaxar, estar em contacto com a natureza e apreciar a sua imensa beleza.  


Catarina Costa

           


As minhas férias de 2020

 Tendo em conta que estamos numa pandemia desde março, as minhas férias este ano foram bem diferentes.

  Devido à pandemia eu fiquei com medo de sair de casa então acabei por tentar me divertir mas sem ir para locais com muitas pessoas e fechados. 

  Como tinha muitas séries e filmes que queria ver aproveitei esse tempo para ver, li bastantes livros sobre temas que fui aprofundando, já que tinha muito tempo e queria conhecer mais sobre eles.

      Dei passeios com os meus pais em parques, e também ía de vez em quando à casa do meu tio mais próximo.

     Para não sentir tanta falta de estar com os meus amigos fiz chamada com eles  todos os dias.

      Este ano foi mais ao menos isto que fiz nas férias, apesar de tudo diverti-me e aprendi bastantes coisas.

Vânia Peixoto 9A n20
      

As minhas férias

 As minhas férias foram passadas na Póvoa de Varzim.

Eu fui com a minha família e com as minhas amigas, chegamos no dia 14 de agosto e fomos embora no dia 31 de agosto. Nesses 15 dias diverti-me imenso.

Fomos todos os dias para a praia, estava lá com as minhas amigas estavamos todas divertidas, tirámos fotos todas juntas e ficamos a ver o pôr do sol na praia, era tão lindo. À noite fomos passear, comemos crepes divertimo-nos imenso, foi o melhor dia que tive nas minhas férias. 

Eu e a minha família iamos sempre sair, costumava-mos ir aos cafés, passeavamos e comia-mos fora.

Nestas férias também fui para o rio de Amares e para a piscina com os meus amigos.Apesar de estarmos nesta situação de pandemia, para mim estas férias foram incríveis. 


Érica Sampaio 9°A n°6 

As minhas férias

Durante este ano as minhas férias  foram um pouco diferentes do que imaginei devido a pandemia .
As minhas férias  foram passadas em casa maior parte do tempo,  enquanto estava em casa via filmes ,séries  pois não  me apetecia fazer muito mais coisas .
O resto das minhas férias  foi alguns dias para casa dos meus avós, outos dias foi para as piscinas com as minhas amigas , foi três  dias  para a Póvoa  de Varzim  com os meus pais e a minha irmã. 
No mês  de setembro os meus tios e a minha prima convidaram me para ir passar uma semana passar férias com eles para a Póvoa de Varzim  .
Foram umas férias um pouco diferentes mas que correram bem na mesma .

Sofia Lopes 9A N 18

As minhas férias

Eu nas minhas ferias não fiz grande coisa por causa da pandemia não fiz muita coisa de diferente, joguei com os meus amigos, joguei futebol, fui algumas vezes para a piscina apanhar sol principalmente, entrei para uma equipa de futebol que se chama Vilarinho, tive 1 ou 2 dias so passados ou no telemóvel ou a jogar, fiz uma coisa que nunca tinha feito antes que foi ir para o monte perto de minha casa andar de bicicleta e jogar futebol também, quando eram mais ou menos 9 horas da noite eu e um amigo iamos ate a igreja para jogar futebol,ate Vizela com uns amigos a pé , resumindo foi isso que fiz nas minhas ferias.



Tiago Almeida

As minhas férias

Estas férias  foram drasticamente diferentes, devido a fase que estamos a passar mas , dentro das restrições as minhas férias  foram bastantes agradáveis. 

   Nesfas férias eu fui para a Póvoa de Varzim alguns dias com amigos. Estas ferias foram diferentes mas igualmente memorável .

 Nestas férias ficamos apenas a divertirmo-nos  e a aproveitar.  Normalmente nós  íamos  para a praia  por volta das 10 da manhã , depois por volta da meia hora íamos  almoçar regressamos às 2 e 30 , e basicamente ficamos a aproveitar o resto do dia todos juntos , ficamos na praia a ver o por do sol e so depois íamos  embora.

 Chegamos a casa jantavamos , vestiamo-nos para a noite ir dar uma volta. 
E foram assim as minhas férias!

As minhas férias!

As minhas férias este ano foram muito diferentes das dos outros anos devido à pandemia que estamos a passar.

Durante as férias fui para Peniche onde passei lá 1 semana incrível, fui imensas vezes às praias de lá, passeei pela cidade à noite e também tive a incrível oportunidade de visitar o Buddha Eden.

Tirando a semana que passei em Peniche durante o resto das minhas férias tive maioritariamente em casa por causa da pandemia que passamos e estamos a passar . Durante o tempo em casa vi muitos filmes e séries como por exemplo "The100" e "Teen Wolf".

Aproveitando também que moro perto dos meus amigos enquanto estivemos de férias combinamos sair e aproveitamos os momentos juntos .

Estas foram as minhas férias!

Ricardo Oliveira n°17 9°A


As minhas férias

 As minhas férias este ano foram muito diferentes por causa de uma pandemia que não se podia ir a alguns sítios. 

Nas primeiras duas semanas de quarentena eu levantava-me, ia para o PC e ficava a jogar o dia todo, ajuda a minha avó e ia para a casa dos meus primos. 

Fui com a minha família à Póvoa de Varzim, ao Parque de Amarante, ao Santuário de Fátima e a uma praia em Aveiro. 

Quase a acabar as férias eu e a minha família fomos ao Parque de Amarante. 

Nas minhas férias também ajudei a minha mãe nas tarefas domésticas e o meu pai a arranjar a minha bicicleta. 


As minhas férias

 Este ano foi um pouco diferente, com a pandemia a vontade de ir e de estar de férias  

A minhas férias foram praticamente passadas em casa, às vezes convidava aos meus amigos para virem até a minha casa jogar, outras vezes íamos para o parque ou para a piscina. Mesmo com o vírus as férias são sempre boas para estar com a família, desde as idas á praia até os convívios familiares.

Nas minhas férias nao fui passar dias para lado nenhum  mas fiz muitas caminhadas fui para a praia, quando vinhamos embora passavamos no burguer king e muitas vezes levar o meu irmão a casa dele 

Foi assim que passei as férias

Luciano 9°A n°15 

As minhas férias

 As minhas férias não foram assim tão boas como as do ano passado pois tivemos de nos habituar a uma nova realidade graças à COVID-19.O mundo todo teve de se habituar a usar máscara,o que não era habitual.


As minhas férias foram ir à praia e à piscina com os amigos, ir ao parque com a família,cuidar da minha irmã de 2 anos,ver séries porque não me apetecia fazer nada e jogar playstation com os amigos.

Também nestas férias de verão fui operado à apêndice portanto perdi grande parte das férias e não as pude aproveitar da maneira que eu queria.


João Silva 8A n12


As minhas Férias

 Durante este ano as minhas férias foram mais do mesmo. Só tiveram algumas mudanças como usar a marcará, desinfetar as mãos, etc...

Todos os dias da semana eu acordava às 5:30 da manhã para ir com o meu pai e o meu irmão trabalhar.

O trabalho é duro mas ao mesmo tempo simples.É só saber mexer num telemóvel e entregar caixas ao domicílio.

A maior parte das vezes nós chegávamos tarde(21h), outras vezes chegávamos cedo(18h)

No fim de semana já acordava mais tarde, muitas vezes ia para casa de amigos e ficava lá a passar a noite outras vezes ia para a praia com a família ou até com amigos

As minhas férias

  Eu vou falar como foram as minhas férias.

Este ano foi muito diferente do que eu estou habituado por isso também fiz muitas coisas novas. Eu andei de bicicleta com o meu irmão e o meu primo todos os dias depois do jantar, também joguei bastante e vi televisão. 

Este ano comecei a ajudar os meus pais mais em casa e tudo! A tarde como estava sempre muito calor eu ficava no quarto a jogar, a brincar com o meu cão Ben ou quando saía com os meus pais costumava-mos andar sempre um pouco a pé.

Eu acordava normalmente as 10 da manhã para ajudar a minha mãe com as tarefas domésticas e depois ia para o meu quarto. No almoço eu ia mais cedo para ajudar a minha mãe a dar o comer a minha tia.


Assim foram as minhas férias :)


Diogo Martins 9 A 


As minhas férias estranhas

 Olá, o meu nome é Daniel e vou falar sobre as minhas férias durante o confinamento. 

As minhas férias foram muito longas e o que eu fiz foi, em primeiro lugar estive muito tempo em casa a jogar playstation com os meus amigos por causa do COVID-19 que é um vírus que já causou e está a causar muitos problemas ao mundo. 

Quando está situação acalmou eu comecei e fazer passeios com a minha família, andar de bicicleta com o meu pai. 

Também de vês em quando em tempo de verão ia para casa dos meus primos para piscina ou então passava 1 dia na praia com eles. 

Até que começou a escola e o futebol e vi os meus amigos novamente. 

Estas foram as minhas férias. 

Daniel 9A 

As minhas férias

 Eu nas minhas férias de verão não fiz muita coisa diferentes coisa devido á pandemia.

Mas tive tempo para fazer algumas coisas diferentes 

Por exemplo, quando acabaram as aulas online eu fiquei uma semana sem fazer quase nada apenas acordava ficava a mecher no telemóvel e era assim depois acabei por ir umas cinco vezes a praia com o meu pai, também fui a Bacalhoa a Buddha Éden e na mesma semana fui ao gerês onde tive a oportunidade de conduzir um barco a motor e mais para o final das férias fui praticar surf que foi a coisa que mais gostei nas minhas féria.

Derresto eu passei em casa a jogar PlayStation e a ver filmes 

As minhas férias

Este ano as minhas férias foram diferentes devido ao confinamento mas acabaram por ser boas à mesma.
Eu nas minhas férias fiz muitas coisas, na primeira semana fui com os meus pais e os meus tios a Aveiro visitar a ria de Aveiro, quando lá chegámos era 12.00 fomos almoçar e no fim fomos andar nos moliceiros na ria. No dia seguinte fui com os meus pais e a minha madrinha ao parque da bacalhôa Buddha Eden. A ida passamos por Fátima e até almoçamos por lá. Na semana seguinte fui para a piscina do meu padrinho com a minha mãe porque o meu pai já estava a trabalhar mas a noite foi lá jantar.
E estas foram as minhas férias 

As minhas férias

Este ano foi um pouco diferente, com a pandemia a vontade de ir e de estar de férias no foi a mesma que os outros anoa.
A minhas férias foram praticamente passadas em casa, às vezes convidava as minhas amigas para virem até a minha piscina, outras vezes íamos para o parque ou para a piscina. Mesmo com o vírus as férias são sempre boas para estar com a família, desde as idas á praia até os convívios familiares.
Nas minhas férias fui passar uns dias para a Ericeira onde fiz muitas caminhadas e praia, á ida para casa fomos levar a minha irmã ao quartel de Paços de Arcos e conhecemos a cidade de Cascais. 
Foi assim que passei as férias um pouco diferentes, mas sempre divertidas. 

As minhas férias

 Este ano, nas minhas férias, eu era para ir para o Algarve durante uma semana, mas por causa desta pandemia os meus pais acharam eu era melhor adiar. Por isso, durante as férias eu fui algumas vezes à praia com os meus pais para a Azurara, e com algumas amigas. Fui também algumas vezes para a piscina em casa e para a casa de outras pessoas.

Em conjunto com a minha família paterna, eu fui passar 3 dias a uma quinta em Covilhã, onde visitamos vários sítios pela cidade. Depois ao vir embora, fomos visitar outras cidades como Belmonte e Viseu.

Com a ninha família eu fui à aldeia mágica onde eu andei, andei, andei e andei sem nunca ver o destino.

E foi assim que eu passei as minha férias, e mesmo durante esta situação pandémica tive umas ótimas férias.

As minhas férias

 As minhas férias foram um pouco diferentes,porque com esta pandemia de Covid-19 não se podia ir a muito lado.

Nas minhas férias fui com a minha família a Santarém ao Jardim dos Budas e vimos coisas incríveis.

Nesse mesmo dia ainda fui a Lisboa ao Estádio do Benfica.

Fiquei poucos dias em casa para descansar da viajem.

Nas minhas férias ainda tive um casamento e um batizado.

Eu  me diverti muito com os meus pais,com as minhas irmãs e com o meu irmão.

Havia fins de semana que eu e minha família ia para a piscina e nos divertiamos muito.

Além da pandemia ter feito delas serem assim eu gostei das minhas férias.

As minhas férias

Devido à pandemia, as minhas férias foram ligeiramente diferentes dos anos anteriores.Nestas férias não fui tantas vezes a praia, não fui tantas vezes passear com a família e com os amigos. Assim como as aulas também foram muito diferentes e muito mais difíceis que tempos antes da pandemia. Mas nesta pandemia também  ouve coisas boas, porque eu comecei a ficar mais tempo em casa, mas também foi má a parte de  nós conviver tanto com a família e com os amigos. Também não gostei da parte de não podermos jogar futebol com os amigos e fazer as nossas brincadeiras.

Para concluir, foram umas férias interessantes e diferentes, mas de certa forma também divertido .

As minhas férias

As minhas férias neste ano foram completamente diferentes devido ao confinamento por causa do covid-19.Um ano completamente distinto que toda a gente teve que se habituar a esta nova realidade...6 meses que não foram nada fáceis.

Praticamente não saí de casa nas minhas férias como era tudo muito recente...muito cansativo estar tantos meses em casa sem poder sair e estar com as pessoas  mais próximas

Parecia uma prisão!

Basicamemte as minhas férias foram passadas em casa com os meus pais e o meu irmão.

Fui á praia uma vez que foi uns dos melhores dias! nunca me senti tão feliz por ir á praia e sentir o cheiro a mar e tocar na areia. Uma sensação incrível. De vez em quando ia com alguns amigos meus á piscina, e ao parque... Das melhores tardes que já passei! E foi isso que me salvou.

Foram meses de aprendizagem e adaptação! Uma nova realidade e um mundo que nunca mais vai voltar a ser o mesmo.

Lara Raquel n°11 9°C



As minhas férias!

Nas minhas férias, eu e os meus pais decidimos que queríamos viajar mas sempre dentro do nosso país, porque queríamos ver as belezas do nosso país.
Há é também tive de ir para a casa do meu avô para ajudar a fazer e a pegar sacos de cimento, para fazer um chão novo para a entrada do portão até à garagem da casa dele.
Durante as férias eu estive mais em casa às quando o meu pai também ficou de férias nos fomos a muitos sítios como por exemplo: uma vila só de casas feitas em xisto, fui a muitos rios e praias fluviais por todo o país, fiz muitos convívios com familiares e amigos.
E foram estas as minhas férias.


Rúben Pinto Gonçalves n°18 9°C

Trilhos da escrita

 Este é um espaço livre para partilhar ideias e textos... será uma aventura!