O mar é um grandioso mundo subterrâneo.
Preenchido por água, nele existe uma abundância imensa de seres vivos, desde animais a plantas. É ele o principal responsável pelo regulamento do clima, proporciona-nos alimento (peixe e sal, por exemplo) e lazer. Além disso as algas produzem cerca de 55% do oxigénio do planeta, podendo também serem usadas em produtos medicinais. Sem o mar entraríamos numa decadência enorme. Ele é indispensável não só à vida humana mas também a todos os restantes seres vivos.
A verdade é que, mesmo sabendo da sua importância, continuamos a destruí-lo dia após dia. Diversos especialistas têm já vindo a alertar para este grave problema que se tem vindo a alastrar cada vez mais: a poluição.
A poluição dos oceanos pode ser causada de diferentes formas, porém, o principal culpado é o ser humano. Barcos petroleiros ou uma simples ida à praia irresponsável. Ambos contribuem para o agravamento deste problema. Um saco de plástico ou até mesmo uma “inofensiva” palhinha deixada na areia da praia, quando arrastada pelo mar, pode causar a morte a imensas tartarugas, por exemplo.
Cabe-nos a nós, seres humanos, remediar esta situação, caso contrário estaremos a destruir uma das maiores extrações de vida do planeta Terra.
Muito bem, Cláudia.
ResponderEliminarTexto bem organizado e bem pontuado.
Parabéns.