Gil Vicente foi um dramaturgo e poeta português. Era o maior representante da literatura renascentista antes de Camões e era considerado o pai do teatro pelo simples motivo de ter sido pioneiro no teatro português.
Nasceu a 1465 em Guimarães. Viveu no período renascentista. Foram lhe atribuídas muitas profissões entre elas ouvires,mestre da balança da casa da moeda, músico, encenador e ator.
As suas obras eram caracterizadas por primitivas e populares que retratavam os valores populares e cristãos da vida medieval.
A sua primeira obra foi "Auto da visitação" ou "Monólogo ao vaqueiro". Os tipos de obras que escrevia eram obras de devoção, forças, religiosas, comédias,sátira social, maturidade intelectual... Entre elas a "Trilogia das Barcas"; "A floresta dos enganos"; "Comédia do viúvo";"Auto da Índia;'' Tem farelos?"... O responsável pela sua divulgação das suas obras era Juan del Encima.
O seu papel na corte de animador de serões e responsável pela organização dos eventos religiosos.
Gil Vicente faleceu em 1536 em Évora com 71 anos.
Lara Raquel n°11 9°C
Lara,
ResponderEliminarPara todos os efeitos, Gil Vicente continua a ser considerado o "pai do teatro português", por isso o verbo deveria estar no presente do indicativo.
A informação do teu texto tem algumas incorreções: escreveste "forças" onde deveria ser "farsas". Ele nunca foi responsável pelos eventos religiosos, nem o responsável pela divulgação da sua obra foi a personalidade que referiste, mas sim o seu filho.
Deves estar muito mais atenta neste tipo de de trabalho.
Da próxima vez terás de fazer o trabalho com mais rigor.