terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Gi Vicente

 Gil Vicente, foi um dramaturgo e poeta português que nasceu em 1465, em Guimarães, e faleceu em 1536, em Évora. Na época do renascimento, não havia muitos registos históricos das pessoas do seu astuto, por isso, como haviam pessoas com nomes iguais, foram-lhe atribuídas diferentes profissões, como, ourives e "mestre da balança" da casa da Moeda.

  O seu papel na corte era servir de entretenimento nos serões oferecidos ao rei, e depois tornou-se responsável pela organização dos eventos da realeza.

  A primeira obra de Gil Vicente foi "Auto da Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro", em 1502, e foi divulgada pelo seus fihos, Paula Vicente e Luís Vicente. As suas obras foram classificadas, por ele, em três grupos: obras de devoção, farsas e comédias, onde se destacam, Farsa de Inês Pereira (1523); Auto dos Reis Magos (1503); Auto da Índia (1509); Auto da Sibila Cassandra (1513); Auto da Barca do inferno (1516). Algumas características das suas obras como, teatro pimitivo e popular, impregnava pelas concepções humanísticas e valorizava os valores populares e cristãos da vida medieval.

  Gil Vicente é chamado de "o pai do teatro português" por ter sido o pioneiro a dar importância ao teatro em Portugal.

1 comentário:

  1. Inês,
    O teu texto tem a informação necessária, mas verifiquei algumas incorreções e falhas ao nível da pontuação e estrutura da frase.
    Logo na 1ª linha separas o sujeito do resto da frase com uma vírgula, o que é um erro grave. Na 3ª linha o que queres dizer com o seu "astuto"?
    Tens de estar mais atenta com o resultado da pesquisa e verificares se o teu trabalho final está pronto para ser apreciado.
    Espero melhor qualidade da próxima vez.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Trilhos da escrita

 Este é um espaço livre para partilhar ideias e textos... será uma aventura!