Gil Vicente foi um dramaturgo e também um poeta Português. Nasceu e faleceu nos anos (1465-1536),foi o maior representante da literatura renascentista em Portugal antes dos Camões. Pessoas atribuíam-lhe profissões como mestre da balança, ourives e também trabalhava na corte...
Gil Vicente lançou sua primeira obra no qual se chamava ´´ Auto da Visitação``. O próprio, nas suas obras que escrevia fazia autocríticos à sua sociedade e começou a ser popular por fazer criticas construtivas a apontar os erros da sua sociedade.
Gil era um dramaturgo que trabalhava na corte, a função dele era ensinar de uma forma dinâmica/divertida. Este homem viveu num período histórico do Renascimento, ele também escreveu várias obras como obras de caracter religioso, obras de sética social e obras de criticas de costumes e atitudes.
O filho do Gil foi o responsável pela divulgação da sua obra e não só o próprio também o fez em ter publicado cinco exemplares como, o ´´ Auto da Visitação``, ´´Auto Pastoral Castelhano``, ´´Auto de São Mamede``, isto só são cinco exemplos, porque ele publicou mais de quarenta exemplares.
O Gil Vicente na altura era tratado pelo pai do teatro Português, pela sua capacidade de ter conseguido desempenhar vários cargos como ter sido senador, mercenário e ator, logo o porquê de ser o pai do teatro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.