Gil Vicente, foi um dramaturgo e poeta português e pensa-se ter nascido em Guimarães entre os anos de 1465 e 1466 e morrido em 1536 na cidade de Évora. Gil Vicente, também ficou conhecido como "o pai do teatro português" pois foi com ele que o teatro foi começado a ser considerado como uma qualidade artística.
A sua primeira obra foi publicada em 1502, é uma obra castelhana com o nome de "Auto da Visitação " ou "Monólogo do Vaqueiro" e foi escrito em homenagem ao nascimento do futuro rei D. João III.
Gil Vicente escreveu vários tipos de obras como: sátiras, críticas e tovadorismo. Ele classificou as suas obras em obras de devoção, farsas e comédias, o seu filho acrescentou ainda uma outra classificação as tragicomédias. O seu teatro caracteriza-se por ser primitivo é popular embora trabalhasse para a corte e a sua obra é rica pela universalidade dos temas e do lirismo poético que soube colocar na sua arte. Algumas obras de sua autoria são: o Auto da barca do inferno, Auto das fadas, Farsa dos almocreves, o Clérigo da beira e o Auto de são martinho.
Ele foi dramaturgo e poeta mas pensa-se que Gil Vicente teria outras profissões como ourives e mestre da balança. Gil Vicente também trabalhava na corte com as funções de responsável pela organização de eventos da realeza e de entreter nos serões oferecidos pelo rei.
Ele foi casado 2 vezes e teve 5 filhos. As suas obras foram publicadas por um dos seus filhos.
Gonçalo,
ResponderEliminarHá um erro grave de pontuação na primeira e terceira frase, entre "Gil Vicente" e o resto da frase não pode ter vírgula.
"foi começado " não. "começou".
Em 1502 não houve qualquer publicação da sua obra.
Nos textos escritos não se usa o numeral.
Há alguma imprecisão na estruturação das tuas ideias.
De uma forma global o texto está bom, embora eu estivesse a espera de melhor.