Gil Vicente nasceu em 1465 em Guimarães. Foi um poeta e dramaturgo português e é considerado o maior representante da literatura renascentista e o pioneiro no teatro de Portugal. Gil Vicente começou a sua carreira na corte onde servia de entretenimento nos serões oferecidos ao rei.
Gil Vicente apareceu, pela primeira vez, em 1502 quando encenou a peça "Auto da Visitação" também conhecida por "Monólogo do Vaqueiro".Ele escreveu várias obras de devoção, farsas, autos, comédias e poemas ao estilo das cantigas dos Trovadores. Gil Vicente retratava os valores populares e cristãos da vida medieval, criticava toda a sociedade do seu tempo e, usava um estilo de teatro primitivo e popular. Gil Vicente fez várias obras como a "Auto da Barca do Inferno", a "Farsa dos Físicos", a "Farsa de Inês Pereira", a "Exortação da Guerra", a "Floresta dos Enganos" entre muitas outras.
Gil Vicente faleceu no ano de 1536 na cidade de Évora.
Na época surgiu registos de que Gil Vicente teria outras profissões como o "mestre da balança" na Casa da Moeda.
Foi Gil Vicente que deu início ao teatro em Portugal.
As obras de Gil Vicente ficaram conhecidas porque o seu filho as publicou.
Filipa,
ResponderEliminarO teu texto está muito bem, apenas repetes demasiadas vezes o nome de Gil Vicente e isso podia ser evitado. Poderias ter substituído pelo pronome, pelo "dramaturgo" ou então ficava subentendido.
De resto, está muito bem.